Guarulhos

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Atleta de Guarulhos participa do Grand Prix de Judô para Cegos


Atleta exibe medalha do Pan (Foto: Lucas Dantas)
O judoca guarulhense Denis Rosa, de 34 anos, participa Grand Prix Infraero de Judô para Cegos – Etapa Final, que acontece neste sábado (23) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal. Rosa, que é faixa marrom e compete pela categoria leve, até 73 kg, embarca para o local da competição hoje, às 10h15. 

Ele tem 11 anos de experiência na arte marcial e disse que está preparado para conquistar mais uma medalha de ouro. No primeiro Grand Prix Infraero ele foi o campeão. “Estou bem treinado, tanto na parte física, quanto na parte técnica”, disse. “Eu não vou para passear. Estou me dedicando para ser o melhor”, completou Rosa.

Aos 9 anos de idade, o judoca de Guarulhos teve uma doença degenerativa nos olhos e hoje tem apenas 5% da visão. Começou a praticar judô, aos 23 anos, por causa da deficiência visual. Por meio da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig), ele conheceu a Associação 9 de Julho de Judô. “Com três meses de treino fui para uma competição, fiquei em terceiro lugar e de lá para cá nunca mais parei”, contou.

Nesses 11 anos como lutador, Rosa já conquistou medalhas em campeonato importantes, como Brasileiro e Mundial. No entanto, a medalha que o atleta guarda com mais carinho é a dos Jogos Parapan-Americanos do Rio, em 2007. “Ganhei bronze, mas com certeza foi a minha principal conquista”, lembrou.

Judoca sonha com Jogos Paralímpicos de 2016

Denis Rosa coleciona medalhas em sua casa (Foto: Lucas Dantas)
O principal objetivo da vida do atleta guarulhense é participar dos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016. Para isso, ele precisa voltar a Seleção Brasileira de judô. “O primeiro passo para voltar a defender o Brasil é ser campeão do Grand Prix”, afirmou. “Depois é só continuar com um bom índice técnico e esperar a convocação”, concluiu.

Rosa não recebe nenhum patrocínio. Para conseguir participar das competições, ele conta com apoio de amigos, da Associação 9 de Julho onde realiza os treinos técnicos, da Team Conde JJ, lugar que treina jiu jitsu para aprimorar a parte de chão e da academia Renoldi Sports, onde faz os treinos físicos. Seus técnicos são Juraci Mauricio de Lima e Alessandro Dias, que o acompanhará no Grand Prix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário