Guarulhos

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Vontade, superação e muita alegria marcam Festival Adaptado


Exemplos de superação no Festival Adaptado de Guarulhos (Foto: Rômulo Magalhães)
Boliche, futebol, basquete, ping-pong, circuito de atletismo, rolamento no colchão, esculturas de bexigas, músicas e muita festa. Essas foram as atividades do Festival Adaptado desta terça-feira (21). O evento, realizado no Ginásio da Ponte Grande, faz parte do 15º Jogos Adaptados de Guarulhos. 
A cada acerto, uma comemoração, com aplausos e um largo sorriso no rosto. A cada erro, uma nova tentativa, sem desânimo. Crianças, jovens e adultos com síndrome de down, autismo, paralisia cerebral ou outro tipo de deficiência deram exemplos de superação, garra e força de vontade.
Basquete adaptado (Foto: Rômulo Magalhães)

“Eventos como esses são importantes para a socialização dessas pessoas. Atividades físicas desenvolvem habilidades motoras e a manutenção da motricidade. Muitas vezes tentamos ensinar, mas nós que aprendemos. É gratificante fazer parte disso”, diz Douglas da Silva, um dos professores de educação física da instituição Casa André Luiz.

A instituição Lar Escola Mãe do Divino Amor, de São Paulo, voltada para crianças com autismo, participa pela segunda vez dos Jogos Adaptados. A professora de educação especial, Franciele Sarmento diz que o evento é fundamental. “Eles convivem com outras pessoas. Saem do ambiente casa escola, escola casa. É muito importante”, declara a professora. “E já estamos garantidos para o próximo ano, com medalha”, diz, sorrindo.

Escolas da Prefeitura também participam

As Escolas da Prefeitura de Guarulhos também marcaram presença no Festival Adaptado. Isabele da Silva tem síndrome de down e fez sua primeira participação nos jogos. Ela estuda na Irmã Ofélia Echeverri Lopes, escola que faz parte do CEU Taboão. 
Agitada, Isabele participou de todas as atividades (Foto: Rômulo Magalhães)
Enquanto a Folha Metropolitana conversava com a mãe da pequena, ela fazia brincadeiras com a reportagem, batendo com a bexiga e dando gargalhadas. “Ela é muita agitada. Não para quieta. Adora atividades físicas”, diz Arlene da Silva, aos risos. 

Outra escola presente foi a Gianfrancesco Guarnieri, do Parque São Miguel. Quatro crianças com deficiência participaram das atividades. “Isso é um incentivo. Raramente eles têm a oportunidade de sair. Para eles, só o trajeto da escola até o ginásio já é uma alegria”, diz a professora de educação física, Viviane Luzia de Abreu.

As atividades do 15º Jogos Adaptados de Guarulhos continuam nesta quarta-feira (22) com vôlei e vôlei adaptado, na Associação Cristão de Moços (ACM), na Rua Assis Chateaubriand, 205.

Nenhum comentário:

Postar um comentário