Guarulhos

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Projeto social leva aula de artes marciais a crianças carentes


Projeto acolhe mais de 200 crianças (Foto: Silvio Cesar)
Destinado a crianças carentes, um projeto social leva aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, karatê e kung fu ao Jardim Paraíso. Criado há um ano e seis meses, o projeto é uma iniciativa da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com apoio da Secretaria de Segurança Pública. As aulas são diárias e acontece na Rua Charqueda, 142, nas antigas dependências da 3ª Cia do 15º Batalhão da PM. A ação já acolhe mais de 200 alunos.
 
De acordo com o GCM 2ª Classe Leli, responsável pelo Projeto Paraíso, o objetivo é aproximar a comunidade com a guarda. “Aqui criamos oportunidades. Tiramos aquele estigma de que o guarda tem que ficar longe da população. Passamos nossos valores para as crianças”, afirma Leli.

O pequeno Leonardo Ramalho, filho do auxiliar de manipulação Emerson Ramalho pratica kung fu. O pai aprovou e elogiou o projeto. “É uma iniciativa muito interessante. Tira a criançada da rua, da frente do vídeo game e aplica uma disciplina fora de casa”, diz Ramalho.

As aulas são aplicadas pelos próprios guardas e por voluntários de forma gratuita. Além das artes marciais, fazem parte do projeto aulas de tai chi chuan, trânsito e, segundo Leli, a previsão é que o espaço se torne um centro de ações sociais e que seja implantado um Telecentro. 

“Vamos também implantar um coral para adultos e uma fanfarra para as crianças com o Maestro Camargo. Com todas essas atividades gratuitas, levamos educação e civismo a todas as crianças”, ressalta Leli.

Instrutor de kung fu é Campeão Brasileiro

De Oliveira foi campeão brasileiro na apresentação de espada (Foto: Silvio Cesar)
Com pouco mais de um mês, o kung fu é a modalidade mais nova do projeto, mas já tem uma grande referência nas aulas. Trata-se do GCM 3ª Classe De Oliveira. No dia 18 de agosto ele foi campeão brasileiro, no Rio de Janeiro, competindo no estilo wushu-preparatório 32.

Ele participou de quatro modalidades. Foi ouro no combate de boxe-chinês (sanda) e na apresentação de espada (Jianshu). No bastão (Gunshu) e na apresentação punhos do norte (Changquan) ele recebeu bronze. “Foi uma surpresa eu ter vencido o combate. Estava precisando de uma prova para continuar lutando e isso me animou”, comenta De Oliveira.

Em novembro, o GCM participa da 11ª Copa Internacional de Kung Fu, que será realizado no Ginásio de Esporte Mané Garrinha, na Vila Clementino, em São Paulo.

Um comentário:

  1. Guarulhos precisa de muitos espaço para que todos tenham o direito da pratica de esportes...parabéns...

    ResponderExcluir