Guarulhos

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Livro conta a história do futebol de Guarulhos


Fragmentos do Futebol de Guarulhos (Capa)
O escritor e historiador Silvio Ribeiro lança, neste sábado (10), na Livraria Nobel, o livro “Fragmentos do Futebol de Guarulhos – Uma história inesquecível”. A obra conta o surgimento do futebol na segunda maior cidade do Estado de São Paulo. São relatos de 35 clubes do município, desde os campos de terra batida, no início do século passado, até o profissionalismo de hoje.
 
A publicação é fruto de um trabalho de quase 10 anos de pesquisa. Silvio Ribeiro afirma que teve que “desenterrar” dados para que a história fosse completa. Ele visitou todos os clubes, conversou com presidentes, ex-jogadores e pessoas que viveram o futebol na época. 

“Digo que foi uma pesquisa arqueológica. Dificilmente vai acontecer outra pesquisa dessas. Grande parte das minhas fontes já não está mais aqui [faleceram] para contar história”, diz Ribeiro. “Ninguém conhece a história do futebol guarulhense, agora todos vão ficar sabendo. É uma história muita rica”, completa o autor.

Por exemplo, quem ler o livro, vai poder relembrar ou conhecer a história do Esporte Clube Golfinho. De acordo com Silvio Ribeiro, foi o único clube amador da América Latina que disputou um campeonato internacional. “Foi campeão no Chile”, relembra. “Até hoje não tenho notícias ou não conheço outro time amador que disputou um campeonato internacional”, diz.

O livro é inteiro ilustrado, com fotos e emblemas de todos os clubes. “São fotos antigas. Peguei pedaço por pedaço em gavetas, mas os leitores vão gostar”, destaca o autor. Além desta publicação, Silvio Ribeiro tem outros dois livros sobre Guarulhos: “Guarulhos – Uma explosão” e “Destino...Guarulhos – A história do trem da Cantareira”.

Flamengo e AD Guarulhos também são lembrados

Atualmente, o município tem apenas dois clubes profissionais: Flamengo e AD Guarulhos. Deste modo, essas equipes não podiam ficar de fora da publicação de Silvio Ribeiro. “Alguns clubes esboçaram jogar profissionalmente, mas apenas Flamengo e AD Guarulhos permaneceram”, conta.

Ele relembra também a história do Vasco da Gama da Vila Galvão, União Vila Augusta, Macedo e até o time São Francisco de Assis, do Gopoúva, time pelo qual também fez parte. “Fui árbitro de futebol e também joguei. Agora vamos relembrar todas essas histórias”, concluiu Silvio Ribeiro.

Serviço: Lançamento do livro “Fragmentos do Futebol de Guarulhos – Um história inesquecível” – Livraria Nobel – Avenida Salgado Filho, 1453 – Centro. Dia 10 de agosto, sábado, às 19h.

4 comentários:

  1. Onde posso encontrar o Livro? Sou de Londrina-PR.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber um contato com o escritor desse livro Silvio Ribeiro, pois fiz parte da história do futebol de Guarulhos a 27 anos, meu pai jogou em muitos times, como Golfinho e São João, um deles o "Vai que é mole", (time destaque no futebol de Guarulhos), aonde foi consagrado o melhor jogador de Guarulhos, no campeonato "Desafio ao Galo", que foi televisionado, aonde Galvão Bueno no inicio de carreira narrava.
    No livro não cita nem o nome do time, nem o evento e muito menos o meu Pai !
    Preciso de um contato com Silvio Ribeiro ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fala do vai quê é mole esse autor não sabe de nada da várzea de Guarulhos

      Excluir
  3. Você pode achar esse livro por esse link aqui http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42136268&idlink=8104&utm_source=buscape&utm_medium=comparadores&utm_term=nome-produto&utm_campaign=categoria abraços

    ResponderExcluir