Guarulhos

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Futebol: mais do que divertido, uma ferramenta educacional


Na Escola do São Paulo, alunos aprendem fundamentos e disciplina (Foto: Alexandre de Paulo)

O futebol é o esporte mais praticado do mundo. Embora inventado pelos ingleses, em 1863, não há como negar que o Brasil, detentor de cinco Copas do Mundo é o país que realmente entende do assunto. É o esporte que contagia a todos, sem que haja distinção de cor, raça, idade ou nacionalidade para ser jogado. Nesta sexta-feira (19) comemorado o Dia do Futebol, que além da diversão, tem o poder de educar e disciplinar física e psicologicamente a quem o pratica.
 
E por que ou para que se joga futebol? Essa pergunta foi elaborada pelo educador físico João Paulo Medina, técnico especializado em futebol, mestre em filosofia da educação e coordenador do curso Educar pelo Futebol, da Universidade do Futebol. A questão veio a tona, justamente hoje para mostrar a importância do esporte mais praticado do Brasil.

Professor Leonardo, Chute Inicial (Foto: Silvio Cesar)
“O futebol é um elemento fundamental para trabalhar o companheirismo, a solidariedade e o conhecimento dos seus próprios limites”, diz Medina. “Praticado com uma orientação correta, ele é capaz de formar cidadãos de respeito”, complementa. 

Em Guarulhos, há escolas de futebol que trabalham esses aspectos como disciplina, respeito e educação. A Escola Oficial do São Paulo Futebol Clube acolhe todo o tipo de criança até 15 anos de idade. “Com a tecnologia avançada nos dias de hoje, o futebol é fundamental, pois faz com que as crianças saiam de frente dos computadores e pratiquem algo saudável”, diz o professor Alisson Dias.

A maioria das crianças sonha em ser jogador de futebol. Aqueles que jogam na Escola Licenciada do Corinthians, Chute Inicial, não pensam diferente. No entanto, o professor Leonardo Borges, não ilude os pequenos. “Não garantimos para que vamos torná-los jogadores de futebol, mas cidadãos pode ter certeza que é garantia”, afirma.

Futebol também é coisa de menina

A menina Alice joga pela escolinha do Corinthians (Foto: Silvio Cesar)
Que disse que futebol é só para menino? Na escolinha do Timão há cerca de 600 alunos. Entre eles existe espaço para uma amante do esporte. A pequena Alice Medeiros da Silva, de apenas 9 anos, não tem medo de enfrentar os garotos e até participa dos campeonato internos. 

Seu pai, o professor universitário Marco Antônio, que declarou “não gostar de futebol”, disse que agora entende a importância do esporte e apoia sua filha em todas as decisões. “Ela é apaixonada por futebol. Agora eu acompanho os jogos por causa dela”, diz. Para ele, o esporte bretão tem benefício de ser coletivo, além de promover a integração social.

Os campeonatos internos da escolinha são promovidos durante as férias. Professora há três anos do Chute Inicial, Natália Rodrigues, disse que a competição é importante para que os alunos se conheçam. É uma maneira de integrar os alunos e fazer com que ele trabalhem em conjunto”, comenta.

Cuidado! Ele também pode ser prejudicial

Apesar de todos os benefícios citados na reportagem, o esporte mais praticado do mundo também pode prejudicar a vida das crianças. “Obrigar as crianças a praticar ou colocar na cabeça que apenas a vitória interessa é muito prejudicial”, alerta o professor Medina, dando alguns exemplos dos prejuízos.

O professor ainda disse que se a pessoa que for ensinar a criança não tiver bom senso, conhecimento e habilidade, pode causar danos também à parte física do aluno. Iludir também não é um bom negócio. “A cada 3000 crianças, apenas um se torna jogador de futebol. O professor tem que pensar que não está trabalhando na formação de jogadores, para as crianças não se tornar cidadãos frustrados”, conclui.

Serviço: Escola Oficial do São Paulo Futebol Clube: Unidade I - Avenida ariana U. do Espírito Santo, 600 – Bom Clima. Tel.: 2442-7354. Unidade II – Avenida Julio Prestes, 99, Torres Tibagy (Anel Viário). Tel.: 2451-1789. De 5 a 15 anos. Treinos de manhã e tarde.

Escola Licenciada do Corinthians, Chute Inicial: Rua Santa Conceição, 175 - esquina com Avenida Salgado Filho. Tel.: 2464-0965. Unidade II - Avenida Prefeito Antônio da Costa Santos, s/n - Jardim Rossi – Tel.: 2404-2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário