Guarulhos

terça-feira, 5 de março de 2013

Guarulhos contará com 31 academias populares até dezembro


Francisca Thomaz frequenta diariamente a academia do Bosque Maia (Foto: Lucas Dantas)

Atualmente, a cidade de Guarulhos possui 11 estações de academias populares e até o final do ano deverão ser instaladas mais 20, segundo a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. O próximo local contemplado será no Parque da Saúde, na Rua Íris, em frente à Fundação para o Remédio Popular (Furp).
 
Implantada desde 2009, primeiramente no Bosque Maia, a estação Academia Popular Guarulhos Saudável tem por objetivo oportunizar os moradores do município o acesso à atividade física gratuita, sensibilizando-os da importância de uma vida saudável. 

Das 11 academias existentes, sete contam com acompanhamentos de orientadores. A educadora física, Alice Drago, orienta a população na Academia Popular da Avenida Marechal Lourenço Seródio, no São João/Seródio há dois anos. Para ela, além dos benefícios saudáveis, as academias podem oferecer socialização entre os usuários. 

“Têm pessoas que precisam de um incentivo para sair de casa e fazer amigos pode ser a motivação que falta. A partir daí esta pessoa toma gosto pela atividade física e se torna uma estratégia convidativa para muita gente”, contou Alice. “É fundamental ter o aval do médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois a mesma pode ter o efeito contrário dos benefícios se realizada incorretamente”, recomenda a professora.

População aprova equipamentos

A aposentada Francisca Thomaz de Lima, 68, usa diariamente os equipamentos, por recomendação médica. “Não tenho nenhuma doença, mas para evitar a osteoporose e problemas no coração, o médico pediu para que eu fizesse exercício”, diz. “Depois que comecei a praticar essas atividades ao ar livre, me sinto bem melhor. Se eu fico um dia sem fazer já me sinto mal”, completa.

O Policial Militar João Luis, 50, mora no Parque Renato Maia e todos os dias, pela manhã, vai praticar exercícios na Academia Popular do Bosque Maia. Para ele, o principal benefício desses aparelhos é porque não ficam em lugares fechados. “Podemos apreciar a beleza natural enquanto praticamos os exercícios”, declarou.

'O principal benefício desses equipamentos é que ficam ao ar livre' (Foto: Lucas Dantas)

‘Exercício sem orientação pode ser uma arma mortal’, diz especialista

Apesar de possuir vários benefícios, as atividades físicas, quando feitas sem orientação de professores e sem a cobrança de atestado médico pode até causar vítimas fatais, segundo o Personal Training Thiago Neves, formado em educação física e fisioterapia, especializado em fisiologia do esporte e exercício. 

Embora ache uma excelente ideia a maneira de popularizar a atividade física para os munícipes, Neves afirmou que alguém tem que se responsabilizar por prescrever, orientar e acompanhar esta atividade em todas as onze academias existente na cidade. “Devia ter gente capacitada, dando total suporte para que a pessoa evolua no treinamento e consiga atingir bons níveis de saúde”, completou Neves.

O personal ainda afirmou que esses aparelhos são mal desenhados e por não ter regulagem acaba inviabilizando o uso de muitas pessoas que não têm altura ou peso compatível. “No Bosque Maia costumo ver pessoas praticando exercícios de forma bizarra que acabam comprometendo a própria saúde. Já cansei de ver crianças e idosos se machucando nos aparelhos por não saber usar”, concluiu.

Endereço das 11 academias:

1- Avenida Paulo Faccini, s/ nº - Bosque Maia 
2- Praça Nossa Sra. Aparecida - Jardim Vila Galvão 
3- Praça Santos Dumont - Vila Galvão 
4- Parque Julio Fracalanza - Vila Augusta 
5- Parque Linear Transguarulhense - Continental I 
6- Parque Linear Transguarulhense - Jd. Tabatinga 
7- Parque da Pretinha - Jd. Palmira 
8- Praça do SAAE - São João/Seródio 
9- Rua Uruçuí, s/ nº - Jardim Aracília 
10- Praça Flor da Montanha - Jardim Flor da Montanha 
11- Terminal de Ônibus - Pimentas

Nenhum comentário:

Postar um comentário