Guarulhos

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Atleta guarulhense brilha no forte futsal espanhol


Em quatro jogos disputados, Oitomeia marcou quatro gols (Foto: Divulgação/Inter Movistar)
 
O jogador guarulhense Uhelliton, 26, mais conhecido como ‘Oitomeia’ é destaque em um dos melhores times de futsal do mundo, o Inter/Movstar, de Madrid. O atleta chegou à Espanha no final do ano passado e assinou contrato até o término da temporada 2014. Atualmente, o time está disputando o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei. 
 
Ao lado do brasileiro Gadeia, o atleta vai brilhando nos jogos da equipe. Em cinco partidas disputadas, já marcou quatro gols. O time que defende se encontra na terceira colocação do nacional e nas quartas de final da Copa. Hoje, o Inter enfrenta o Marfil Santa Coloma para se aproximar do El Pozo e do rival Barcelona, primeiro colocado.

De acordo com o atleta, sua adaptação está sendo “tranquila” no futsal espanhol. “Fui muito bem recebido por todos, desde o roupeiro até o presidente. Estou tendo todo um respaldo dentro e fora das quadras”, disse Oitomeia. “E outra, não tem como não gostar de uma cidade como Madrid”, comentou, sorrindo.

Fui muito bem recebido por todos (na Espanha) (Foto: Divulgação/Inter Movistar)
Seu último clube no Brasil foi o São Paulo, onde disputou a Liga Nacional, sendo um dos principais jogadores da competição, pela garra durante o jogo. Isso foi o que levou para atuar na Espanha, acredita Oitomeia. “Sou um jogador que atuo nas quatro posições, que luta o jogo inteiro. Um atleta com estilo de jogo que no momento eles (Inter/Movstar) não tinham no elenco”, contou.

“Pra mim é um orgulho muito grande levar o nome da cidade onde eu fui criado, para todos os lugares do mundo. Se o ditado ‘Pai é quem cria’ for verdade, sou guarulhense na veia. Essa cidade ensinou o necessário para a realidade desse mundão”, disse Oitomeia ao ser questionado sobre o que significava representar Guarulhos, por meio do futsal.

Atleta jogou em todos os times profissionais da cidade

Morador de Cumbica, Oitomeia atuou em todos os times profissionais existentes em Guarulhos, além dos amadores. Iniciou a carreira no extinto Veneza e passou pela Escolinha do Carioca, AD Asa e Wimpro. Também correu nos gramados do município, pelo AD e Flamengo de Guarulhos.

Além disso, no futebol jogou pelo Brasiliense (DF), Goiás (GO) e Sobradinho (DF). No futsal, pelo E.C. Banespa, Finplanet Fiumicino (Itália), São Caetano, Asaf (RS), ADEAF Foz do Iguaçu (PR), Palmeiras, São Miguel (PR) Abyat (Kuwait), Ponta Grossa (PR), São Paulo até chegar ao Inter/Movstar (Espanha).

Entre os principais títulos, conquistou o Campeonato Brasiliense e Copa Brasília (2004 e 2005), Jogos Regionais (2006) e Jogos Abertos do Paraná (2011).

Oitomeia sonha em defender a Seleção Brasileira

Inter Movistar é acostumado em ceder jogadores a Seleção (Foto: Divulgação/Inter Movistar)
Apesar de já ser conhecido no mundo do futebol de salão, o atleta de Guarulhos ainda não teve oportunidades de defender a Seleção Brasileira. No entanto, ele disse que o sonho ainda não morreu e quer a sua vaguinha entre os escolhidos do novo treinador Ney Pereira.

“Sonhei a minha vida inteira em fazer parte da Seleção Brasileira, hoje, mais ainda porque faço parte de um clube que sempre fornece jogadores as seleções”, declarou Oitomeia.

Perguntado se tivesse a chance de defender a Seleção Espanhola em uma possível naturalização, indeciso, ele respondeu: “É uma situação delicada, pensaria com carinho, acho que isso vai muito do momento. Mas quero fazer história com a camisa do Inter, ganhar títulos e ser exemplo como atleta profissional”.

Irreverência e apelido destacam o jogador

Destaque na Liga Nacional (Foto: Divulgação)
O principal jogador do São Paulo na Liga Futsal 2012 é conhecido pelo apelido diferente e sua irreverência dentro das quadras. O apelido ‘Oitomeia’ é por causa do ano em que nasceu ‘1986’ e surgiu ainda em Guarulhos nas categorias de base da Wimpro. Hoje, por todos os clubes em que passa joga com a camisa ‘86’.

O jogador ainda adora chamar a atenção dos holofotes com o seu estilo irreverente. Na temporada passada, pintou o cabelo e a barba de loiro e chegou a ser comparado com o francês Cissé.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário