Guarulhos

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Projeto de Lei proíbe o uso de canetas ‘laser’ em estádios de futebol


O deputado estadual Luiz Moura (PT) é o autor do projeto (Foto: Divulgação)
O deputado estadual Luiz Moura (PT) criou um Projeto de Lei que restringe a venda de canetas ‘laser’ e proíbe a entrada dos objetos em estádios de futebol. Em dezembro passado, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto de nº 711/2011. Aprovado, agora será encaminhado ao governador do Estado Geraldo Alckmin para ser sancionado.

De acordo com o projeto, a venda só será permitida a quem comprovar a necessidade de utilização do aparelho para sua atividade laboral, como professores e palestrantes. Para fazer a compra, os profissionais devem assinar um termo de compromisso que deverá conter os dados pessoais, profissionais, e endereço do comprador. O termo será encaminhado pelo comerciante ao órgão competente que será designado pelo Pode Executivo. 

Segundo o autor, deputado estadual Luiz Moura, o projeto foi criado, pois o produto está prejudicando atividades esportivas e sociais. “Quando nas mãos de crianças, adolescentes ou de adultos mal-intencionados que o utilizam, pode para atrapalhar o bom andamento das atividades”, disse.

O não cumprimento do disposto nesta lei acarretará ao vendedor infrator o pagamento de multa no valor de 10 a 100 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).  O valor da multa será graduado de acordo com a gravidade do fato concreto, discriminado por meio de decreto do Poder Executivo, a ser aplicado pelo órgão.

Jogadores do Flamengo de Guarulhos apoiam o projeto

Os mais prejudicados com as famosas 'canetas laser' são os jogadores de futebol. Em Guarulhos, os jogadores do Flamengo comentaram à respeito do projeto e apoiaram a lei que proíbe o uso dos objetos. O zagueiro Pedro Henrique disse que já foi prejudicado pelas canetas. "Deve proibir sim, pois esta caneta atrapalha muito os colegas de trabalho", comentou.

Os goleiros são os que mais sofrem, pois ao fazer a defesa de uma bola podem ser atrapalhados pelo laser, quando direcionado aos olhos. O goleiro Raví Paschoa, que vai defender o Flamengo de Guarulhos na Copa São Paulo de Futebol Júnior apoia o projeto, apesar de nunca ter sido prejudicado pelo objeto.“Apoio, sem dúvidas. Isso atrapalha muito os goleiros. Já estava na hora de alguém fazer algo para banir isto dos estádios”, disse.

No entanto, o meia-esquerda Rodiney é contra o projeto e também deu a sua opinião: "Não apoio o projeto, desde que as canetas não atrapalhem o andamento do jogo", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário