Guarulhos

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Judô abre as competições da Olimpíada Colegial


Por Marcela Fonseca


Cerca de 250 estudantes de até 17 participaram das competiçãos (Foto: Silvio César)

Esporte que nos últimos Jogos Olímpicos, realizados em Londres, na Inglaterra, rendeu lugar no pódio para o Brasil, foi o Judô a modalidade deu início às práticas esportivas da 42° Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG). A competição aconteceu neste domingo no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo (Thomeozão).

De acordo com Valmir de Freitas, coordenador técnico da Olimpíada, a disputa ocorreu divida em quatro categorias: pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. “Para cada categoria há disputas no masculino e feminino, e cada categoria foi dividida em oito pesos”, disse Freitas. Estima-se que cerca de 30 escolas tenham participado das competições no judô. “São cerca de 250 estudantes de até 17 anos, alunos de escolas da rede pública e privada, embora tenhamos mais de cem escolas inscritos na Olimpíada, nem todas entraram nesta disputa”, explicou Freitas.

Após as baterias, somados os pontos, a classificação geral ficou: em primeiro lugar no pré-mirim masculino, o Colégio Eniac, e em segundo o Colégio Cidade Maia, no feminino em primeiro lugar ficou o Colégio Eniac e em segundo o Colégio Guglielmo Marconi.

Na categoria mirim, o Colégio Guglielmo Marconi repetiu o primeiro lugar no feminino e masculino, e o Eniac também conquistou o segundo lugar nas duas modalidades.

No infantil masculino o Eniac levou a melhor e o segundo lugar ficou para o Colégio Gugliemo Marconi. No feminino se destacou o Colégio Nahim Ahmad, o segundo colocado foi o Colégio da Polícia Militar.

E na disputa pela categoria juvenil, a E. E. Maria Helena Faria Lima e Cunha levou o troféu e empatados em segundo lugar ficaram os colégios Marconi, Torricelli e Cidade Maia.

Alunos na briga pela medalha

O Colégio Eniac foi o campeão na categoria infantil (Foto: Silvio César)
O primeiro dia de competição da 42° Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG) teve sabor de vitória para dezenas de estudantes atletas do judô, só nesta modalidade, cuja competição começou e se encerrou ontem, foram entregues quase cem medalhas para os três primeiros colocados de cada uma das faixas de peso dentre as quatro categorias disputadas.

Com o sonho de um dia disputar ouro olímpico, Fábio Paulino Oliveira, 13 anos, foi um dos que ficou em primeiro lugar na categoria mirim. Aluno da E. E. Maria Helena Faria Lima e Cunha, que treina há três anos pela primeira vez pisou no tatame dos jogos olímpicos. “Vibrei muito porque o adversário era o ‘dono da casa’ e a luta foi difícil”, disse.

Esta foi também a primeira vez que a aluna do Colégio Nahim Ahmad, Mariana Medradas de Oliveira, 9 anos, participou da competição olímpica. Vencedora na categoria pré-mirim, Mariana sonha chegar longe em busca de um ouro olímpico. “Sonho ser igual a medalhista Mayra e disputar nos jogos olímpicos”, disse.

No último sábado, a judoca Mayra Aguiar participou da cerimônia de abertura da OCG, no Thomeuzão. A atleta que esteve em Londres para competição das Olimpíadas 2012, ficou em terceiro lugar na disputa e conquistou o bronze para o Brasil.

Um comentário: