Guarulhos

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

‘Time São Paulo’ é representado por 24 atletas nas Paralimpíadas


Delegação do Time São Paulo em Londres (Foto: Divulgação)

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Londres aconteceu nesta quarta-feira (29). Dos 182 atletas convocados, que fazem parte da delegação brasileira, 24 (16 homens e 9 mulheres) fazem parte do ‘Time São Paulo Paralímpico’. 

O ‘Time São Paulo Paralímpico’ é a seleção composta por 25 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, ciclismo, judô, natação, paracanoagem, remo e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado entre o Governo de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro. 

O convênio prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições. Com duração até o término dos Jogos Paralímpicos de Londres, a parceria poderá ser renovada até as competições em 2016, no Rio de Janeiro. 

Nadador Daniel Dias junto com a secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Foto: Divulgação)

Os atletas do ‘Time São Paulo’ iniciam nesta quinta (30) nas competições. O nadador André Brasil Esteves, atleta da Seleção Olímpica do ‘Esporte Clube Pinheiros’ e atual campeão paralímpico nos 100 metros borboleta é o primeiro a participar. Ele entra na água às 11h e às 19h39 para defender o seu título. Recordista Mundial dos 100 e 200 metros livres, Daniel de Farias Dias irá competir às 11h24 e às 20h09.

Campeão Mundial Paraolímpico em 2009, o ciclista Soelito Gohr irá competir em todas as provas do ciclismo: contarrelógio, estrada (resistência) e pista (velódromo). Hoje começam as provas de velocidade e se encerram no dia 2 de setembro.

Mudança de paraolimpíada para paralimpíada

Desde novembro de 2011, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, ficou decretado que o nome ficaria sem a letra ‘o’. A mudança foi feita para que o Brasil pudesse se igualar com todos os outros países de Língua Portuguesa, que já usavam o termo Paralimpíadas. Para que o Brasil não ficasse diferente dos outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu para que fosse feita a alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário