Guarulhos

terça-feira, 17 de julho de 2012

Gustavo Roman lança livro sobre a tragédia de 82 em Guarulhos

O escritor ainda tem um projeto de escrever mais três livros (Foto: Divulgação)

O que faltou ao futebol arte? É com essa pergunta que o carioca Gustavo Roman irá convidar o público guarulhense a ler a sua primeira obra esportiva. Hoje, a partir das 20h, o jornalista fará o lançamento do livro “Sarriá 82 – O que faltou ao futebol arte?” na Pastelaria do Minoru – Rua Tapajós, 70.

A obra retrata a eliminação da Seleção Brasileira na Copa de 1982, que encantou o mundo com o futebol arte do quadrado mágico com Zico, Sócrates, Falcão e Júnior, mas que não foi o suficiente para derrotar a forte seleção da Itália, comandada por Paolo Rossi.

“Há 30 anos, o Brasil foi eliminado pela Itália na Copa de 82 e todo o país até hoje fala que foi pura sorte, que aquela seleção era perfeita e não tinha problemas. A intenção do livro é desconstruir esse mito e mostrar que aquela seleção tinha erros, principalmente na parte tática”, argumenta o escritor.

O livro ainda traz os principais defeitos que o Brasil teve para não conseguir avanças a semifinal do Mundial “Telê Santana mudou o esquema tático do time muito perto do Mundial e Serginho Chulapa, apesar de ser considerado o artilheiro, não deveria fazer parte do time titular. Ele não acompanhava a maneira de jogar dos craques do time”, disse Roman.

No entanto, o autor também destaca as virtudes daquela seleção que é considerada, por muitos, a maior seleção de todos os tempos. “Apesar dos apesares, aquele time era fantástico, tocava a bola como nenhum time consegue fazer, Telê Santana conseguiu escalar os melhores jogadores de cada posição com a bola nos pés, individualmente era o melhor”, comentou.

“Sarriá 82 – O que faltou ao futebol arte?” é o primeiro livro escrito por Gustavo Roman, porém o escritor está terminando mais uma obra que fala do Flamengo e a Copa União de 1987 e lançará mais três livros, cada um falando sobre um clube carioca: Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama.

A expectativa de lançar o livro na cidade de Guarulhos é grande, pois é um município que ele sempre admirou. “Guarulhos é uma cidade que gosta muito de futebol, tenho certeza que os guarulhenses que comparecem ao lançamento e comprarem meu livro vão curtir, pois é uma obra que ficará pra sempre na memória do futebol”, concluiu.

Maior colecionador de jogos de futebol do Brasil

Gustavo Roman é o maior colecionador do mundo de vídeos com jogos da Seleção Brasileira. Além dos jogos do Brasil, ele coleciona vídeos de fórmula 1, vôlei, tênis e basquete. Possui em sua casa um acervo com mais de 12 mil itens, a maioria sobre futebol.

Segundo ele, foi preciso assistir aproximadamente 60 jogos de futebol, entre jogos da Seleção Brasileira e jogos de clubes, como: Grêmio, Flamengo, Corinthians e Internacional para conseguir escrever o livro.

“Em seis meses assisti todas as partidas da seleção, de 1977 a 1982, para entender todo o processo de construção da equipe, desde quando Coutinho ainda era técnico até os comandos de Telê Santana”, explicou Roman.

Por ser um colecionador conhecido, Gustavo Roman já cedeu vídeos de jogos antigos para diversos jogadores de futebol.  Zico, Júnior, Oscar, Paulo Isidoro, Jorginho e Dunga foram alguns que pediram os vídeos ao colecionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário