Guarulhos

terça-feira, 24 de julho de 2012

Basquete Sub 13 de Guarulhos leva ouro no Campeonato Sul-Americano


O time feminino foi campeão invicto da categoria Sub 13 Série Ouro (Foto: Divulgação)

A Apage bask (Associação de Pais Guarulhenses ao Esporte Basquete) foi a Novo Hamburgo-RS, representar a cidade de Guarulhos no 16º Encontro Sul-Americano de Basquete, onde reuniu equipes de toda a América Latina. O time guarulhense feminino sagrou-se campeão invicto da Série Ouro, categoria Sub 13.

Para Henrique Hidalgo, foi muito gratificante a conquista da medalha, pois as meninas treinaram firme para ganhar o título. “É muito importante isso. Essa conquista é um reconhecimento de todo o esforço que as meninas tiveram durante os treinamentos”, disse o pai de uma das atletas.

Além do título conquistado, o basquete guarulhense ganhou dois prêmios, pela Seleção de Ouro da competição. Na categoria Sub 13, a jogadora Juliana Souza Salomão ganhou como melhor pivô da competição. O basquete feminino não conseguiu trazer uma medalha para Guarulhos, porém o atleta Gabriel Campos, foi eleito o melhor armador do campeonato.
 

Professora se diz orgulhosa com o projeto

A Apage Bask é uma associação sem fins lucrativos que incentiva as crianças a praticarem o Basquetebol. Quando a professora Vilma Freitas iniciou esse projeto, ele tinha o nome de PAF (Programa de Atletas do Futuro). Os treinamentos foram realizados no Sesi (Serviço Social da Indústria) Cocaia até o fim de 2011, porém a escola deixou de atender a comunidade.

Para não deixar os atletas sem treinamentos, os pais foram atrás de patrocínios para as crianças conseguirem um lugar para dar continuidade aos treinos, foi quando a Fig (Faculdades Integradas Guarulhos), disponibilizou a quadra da faculdade para a continuação do projeto.

“Isso é um orgulho para mim. Não tem preço. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, eu amo esse projeto, amo o que faço. Quando começarmos a ter ajuda de outras pessoas seremos verdadeiramente conhecidos”, disse a professora Vilma Freitas, ex-jogadora de basquete.

Hoje, a Apage Bask atende cerca de 80 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. O projeto é gratuito, e para os pais que tiverem condições financeiras, a associação pede apenas uma contribuição para as despesas de jogos e treinos.

A professora da Apage é mãe da jogadora Palmira (Foto: Divulgação)
“É difícil termos ajuda no basquete hoje em dia. Antigamente, o basquete era o segundo esporte do Brasil, hoje quase ninguém se interessa mais”, disse a professora que é mãe da jogadora Palmira da Seleção Brasileira e ainda completou: “Nós não podemos deixar o basquete acabar, ele precisar sobreviver”.

Os treinos são realizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h. Para as crianças que desejarem fazer parte do projeto, basta comparecer em algum desses dias para realizarem a avaliação técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário