Guarulhos

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Atleta guarulhense vai correr durante 24 horas no Rio de Janeiro

O objetivo de Mauro Rosa é concluir a prova em uma boa quilometragem (Foto: Rômulo Magalhães)

O guarulhense Mauro Rosa, de 40 anos, participará da ‘Ultramaratona do Rio 24h - Fuzileiros Navais’, neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Considerada uma das principais provas de ultramaratona da América Latina, a competição, como o nome diz, colocará os participantes em ação durante 24 horas. Os três primeiros, no masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Todos os competidores recebem medalhas de participação.

Apesar de correr há apenas cinco anos, Rosa já possui conquistas importantes em seu currículo. Em novembro de 2011 venceu a Ultramaratona 24h de Campinas, além de ser bicampeão da Virada Esportiva (2010-2011) na Capital paulista.

Com um treino puxado de quatro horas por dia – média de 45 km –, ele se diz preparado para enfrentar todas as dificuldades. “Em provas longas como essa, você inicia bem. Mas com o tempo seu organismo começa a não responder. Além de treinamentos físicos, você tem de ir preparado psicologicamente para correr bem e conseguir concluir a prova”, disse Rosa.

Por ser uma competição internacional, o guarulhense disse que o seu principal objetivo é bater o próprio recorde, conquistado em Campinas, com 207 km percorridos. 

“O simples fato de eu conseguir concluir a corrida vai ser muito bom, mas quero chegar ao extremo”, disse.

Liberdade para parar, ir ao banheiro, dormir
 
 Treinamento diário no Bosque Maia (Foto: Rômulo Magalhães)
Ao longo das 24 horas de prova, os participantes estarão livres para parar e cumprir com atividades básicas como ir ao banheiro, dormir ou se alimentar. Pelo regulamento da competição, aquele que fizer mais quilometragem vencerá. Durante a corrida os atletas recebem água e frutas da organização.

No entanto, Mauro Rosa está disposto a completar as 24 horas sem paradas. “Se você parar para comer ou dormir, perde tempo de pista e acaba em uma má colocação. Eu nem penso nisso”, disse.

Nascido e criado em Guarulhos, Rosa é gerente de Recursos Humanos e mora no Jardim Paraventi. Ele disse que é um orgulho representar a cidade em uma competição que envolve corredores de vários países. “É um sentimento especial”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário