Guarulhos

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Colégio Jardim Cumbica se prepara para Torneio de Robótica da USP


Equipe que representou o colégio nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (Foto: Silvio Cesar)
Após se destacar nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), realizada em maio na Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo (SP), a equipe do Colégio Jardim Cumbica se prepara para participar do Torneio de Robótica da Universidade de São Paulo (USP), que acontece no dia 18 de agosto. 
O torneio da USP é uma competição onde robôs construídos com peças de Lego, disputam, em um ringue adaptado, partidas de sumô. “Estamos estudando estratégias para melhorar nosso robô”, diz o professor de robótica do colégio Bruno Médici. Confiante, ele acredita na capacidade da sua equipe. “Vamos entrar como favoritos. Nossa equipe é muito boa”, afirma.

Na OBR, entre as 126 equipes participantes de todo o Brasil, a equipe do Jardim Cumbica ficou na 23ª colocação geral e das dez escolas iniciantes, se classificou em quarto. Além disso, nas matérias como desenvolvimento, espírito de equipe e programadores, ficou em nono. “Foi a nossa primeira participação em um torneio. Fomos a primeira escola de Guarulhos na competição”, ressalta o professor Médici.

Os alunos Egídio Paixão, Lilian Pereira, Matheus Lança e Felipe Henrique representaram o colégio. “Foi muito emocionante”, diz o programador Edígio, da turma B do 9º ano. Lilian, que é a construtora da equipe, também está no 9º ano, na turma D. “Depois que tive esse contato na escola, decidi que é a área de robótica que quero seguir na minha carreira”, cometa a estudante.

Torneio será disputa de Robô Sumô (Foto: Silvio Cesar)

Coordenador ressalta importância das aulas de robótica

As aulas de robótica do Colégio Jardim Cumbica têm apenas 11 meses de existência e já é um dos orgulhos da diretoria da instituição. Elas são ministradas fora dos horários de aula e há muito empenho e dedicação por parte dos alunos, segundo Ricardo Ugeda Mesquita, coordenador geral do colégio.

“Trabalhamos com um grupo interessado na robótica. Tivemos um resultado significativo em pouco tempo. Não pelas colocações, mas pelo desempenho e dedicação dos alunos. É um trabalho sério, que exige espírito de equipe, liderança. Vale a pena. É gratificante”, declara o coordenador.

2 comentários:

  1. Legal o apoio que está dando para essa garotada. Sou pai do Felipe Henrique (direita e em pé na 1ª foto) e os acompanhei neste evento na FEI. Não só por eles, que foram incrivelmente competentes e lutadores, mas por todos os que lá estavam, agradeço sua iniciativa. PS: Onde se lê Edígio favor escrever Egídio. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu tudo isso é muito gratificante, quando o grupo começou estava já no 3 ano do ensino médio e juntamente com o colégio fazia técnico em automação industrial, e assim pude acompanha-los no inicio e tentar ajuda-los, sinto muito orgulho em ve-los já tão evoluídos. Parabéns

    ResponderExcluir