Guarulhos

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ginásios em más condições afetam atletas de Guarulhos


Fioravante, que já recebeu finais de campeonatos da FPFS segue abandonado (Fotos: Alan Neves)

Os equipamentos esportivos de Guarulhos, dirigidos pela Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, através do Departamento de Administração de Centros Desportivo estão em condições ruins para as práticas esportivas. A reportagem da Folha Metropolitana visitou os cinco ginásios existentes e constatou que apenas o Estádio Municipal José Arnaldo Celeste (Ponte Grande), encontra-se em bom estado.

O tradicional Ginásio Fioravante Iervolino segue abandonado. O equipamento, que já sediou finais de campeonatos da Federação Paulista de Futsal, encontra-se vazio, sujo e queimado, devido a um incêndio em março do ano passado. O local, que já sofria com inundações e problemas na estrutura, teve a cobertura destruída no início de 2012, por causa das fortes chuvas que atingiram a região. 

Fioravante 
Depois do abandono, o espaço virou depósito para a Prefeitura e abrigo para pessoas sem moradias. Hoje está desocupado. “Passei na frente do ginásio e está horrível, uma situação de total abandono. Joguei nessa quadra (Fioravante) quando tinha 12 anos. É lamentável a Prefeitura abandonar um patrimônio desses”, declarou o estudante Marcelo Fernandes.

O assessor de gestão Celso Alcântara contou que defendeu sua escola nos Jogos Inter Escolares em meados de 1998 e lamentou o estado do equipamento. “É um grande desperdício, um ginásio centralizado de fácil acesso ficar abandonado por causa da Prefeitura. Não só o Fioravante, mas todos os equipamentos esportivos poderiam formar atletas, mas infelizmente isso não acontece”, declara.

João do Pulo sofre com problemas de segurança

No início deste ano, o Centro Social Esportivo João do Pulo, no Bela Vista, sofreu mais uma vez com atos de vandalismo. O equipamento, que já tinha sido alvo de depredações duas vezes em 2011, voltou a ser invadido e danificado.

Por conta disso, o ginásio não pode receber os jogos da Liga de Basquete Feminino e o time de Guarulhos foi obrigado a mandar as partidas em Americana. A Secretaria de Esportes informou que o processo de compra de materiais para reposição dos itens danificados está em andamento. “O ginásio receberá nova pintura externa e interna e, até o fim deste ano, as quadras externas serão cobertas”, diz a nota.

Goteiras de água invadem o Thomeozão

Por buracos no telhado, Thomeozão molha em dias de chuva

Considerado o principal equipamento esportivo do município, o Ginásio Paschoal Thomeo (Thomeozão), Bom Clima, sofre em dias de chuva. O telhado está danificado e, por isso, durante as chuvas, goteiras de água se formam em toda a quadra, impedindo a utilização da mesma. 

No dia 9 de março, a Wimpro jogava contra o São Bernardo, pela Liga Paulista de Futsal e o jogo ficou paralisado por uma hora, por causa das goteiras na quadra. Além da competição estadual, o ginásio é utilizado para realização de campeonatos amadores de Guarulhos. 

O coordenador de produção Rodrigo Oliveira é técnico do Desconheço Futsal, time da Vila Galvão que disputa a categoria Sub-20 da Liga Guarulhense. “É uma vergonha, no domingo (17), a quadra molhou, um jogador do time escorregou, caiu e quase bateu a cabeça. É muito perigoso. Isso porque a chuva nem estava tão forte, apenas constante”, lembrou Oliveira.

Sobre o ginásio, a Pasta informou que já deu início ao processo administrativo para a realização da obra de reparação do telhado e no momento aguarda a finalização do orçamento para que a mesma seja iniciada o mais brevemente possível.

Bonifácio Cardoso precisa de aparelhos de treinamento

Equipamentos ruins no Bonifácio Cardoso
Apesar de ser considerado um dos principais ginásios de ginástica artística, rítmica e acrobática de São Paulo, o Bonifácio Cardoso, Gopoúva, encontra-se em ruins condições para treinamentos. Mães de alunos reclamam que a situação está precária e o equipamentos precisam passar por reformas.

Colchões e carpetes rasgados, equipamentos enferrujados e buracos no chão atrapalham os treinos diários dos atletas. “Minha filha treina aqui há quatro anos e nunca reformaram nesse tempo. Além disso, temos que tirar dinheiro do nosso bolso para arcar com despesas como transporte e alimentação, pois só os atletas federados tem esse direito”, reclama a fiscal de caixa Claudemira Santana.

A Secretaria de Esportes disse que o processo administrativo encontra-se em fase final para a compra de novos materiais, entre colchões e espuma para o fosso e a questão da alimentação está sob análise para que, se necessário, sejam adotadas novas regras na oferta das mesmas.

Recuperação de ginásios é prioridade do secretário de esportes

Wagner Freitas
A Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer informou, em nota, que a recuperação dos ginásios esportivos municipais é prioridade da atual gestão e o compromisso integra o planejamento estratégico da Pasta. A secretaria acabou com grande parte dos esportes amadores da cidade, justificando economia de recursos para reforma dos equipamentos. 

No entanto, em reportagem publicada nesta sexta-feira (22) na Folha Metropolitana, o prefeito Sebastião Almeida disse que o secretário Wagner Freitas deve se preocupar “mais” com a promoção de atividades esportivas ao invés de reformar os ginásios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário