Guarulhos

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O dia em que o 'Seu' Pires pisou no Maracanã


'Seu' Pires conta os momentos vividos no Maracanã (Foto: Silvio Cesar)
Em 20 de setembro de 2008, o então diretor-técnico do time Estrela de Guarulhos, José Waldomiro Pires, realizou o que qualquer amante do futebol sonha. Teve a oportunidade de pisar no gramado do Estádio Jornalista Mário Filho, o famoso Maracanã.

Um ano antes, o Estrela de Guarulhos havia conquistado o título do Campeonato Amador do Estado. Portanto, a Federação Paulista de Futebol, convidou o time guarulhense a participar do Torneio Rio-São Paulo, na cidade carioca. O primeiro jogo no Rio de Janeiro foi no Estádio Giulite Coutinho, do América Futebol Clube, contra a Liga Mogiana. O time do 'Seu' Pires venceu por 2 a 1 e foi disputar a final no Maracanã.

O jogo antecedeu a partida do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Ipatinga. O Estrela de Guarulhos enfrentou o time da Liga de Campos. A partida terminou empatada em 0 a 0. Nos pênaltis, a equipe que representou Guarulhos venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo.

Orgulhoso, Pires mostra o albúm de fotos no Maracanã (Foto: Silvio Cesar)
Em um longo bate-papo com a reportagem do 'Futebol e um pouco mais', o 'Seu' Pires relembrou os momentos e contou que em 1967, quando servia o exército, passou em frente ao Maracanã para levar uma mudança. “Eu jamais imaginava que fosse passar em frente, quando me dei conta estava dentro do vestiário”, lembra.

“Foi uma emoção gritante. Ainda mais sair de lá campeão. Tem jogador profissional que já morreu e não pisou lá dentro. Eu, um pobre mortal que não cheguei a lugar nenhum, consegui pisar no templo sagrado”, declara.

'Seu' Pires guardou um álbum de fotos com a passagem do Estrela de Guarulhos ao Rio de Janeiro. Hoje, com orgulho, relembra o momento emocionante vendo as fotografias. “Meu melhor troféu é esse álbum de fotos, por que eu tenho como provar. Tenho como mostrar que fui ao Maracanã”.

“Meu coração exala e fala esporte”, disse o 'Seu' Pires

Com 64 anos de vida, José Waldomiro Pires ainda respira o futebol. “Meu coração exala e fala esporte”, disse. Antes de ser treinador, jogou como lateral no Globinho, da Ponte Grande em 1962. No Atlético Mineiro da Tranquilidade em 1968 e 1969. No Juventude do Jardim Munhoz de 1973 a 1978, depois de 1983 a 1985. Como veterano, jogou no Independente da Ponte grande, mas teve de parar por causa de uma lesão grave no joelho. Ele já operou o joelho esquerdo quatro vezes e fez uma cirurgia no direito.

Como técnico, começou em 1986 pela equipe Vai que é Mole Futebol e Samba. Dirigiu o time União dos Servidores, de 1993 a 1999, sendo campeão da Segunda Divisão de Guarulhos em 1995. Venceu as duas edições da Copa Kaiser realizadas na cidade com o União dos Servidores, em 1996 e com o Vasco da Gama da Vila Galvão, em 2002, time que ajuda até hoje.

Em 2005 foi para a equipe do Estrela de Guarulhos, vice-campeão da Liga Guarulhense de Futebol em 2005. Campeão do 1º campeonato da União das Ligas em 2006. Em 2007 foi campeão amador do Estado de São Paulo e convidado pela FPF a jogar no Maracanã o Torneio Rio/São Paulo.

Cícero Miranda é a sua segunda casa

'Seu' Pires relembra velhos tempos como jogador de futebol (Foto: Silvio Cesar)
Há 30 anos, 'Seu' Pires cuida da cantina do Estádio Municipal Cícero Miranda, localizado no bairro da Vila Galvão. Ele declarou que o estádio é sua segunda casa, porque está sempre por lá.  

“Eu estava na Fioravante com o time Vai que é Mole e lá não tinha nada para a gente fazer depois dos jogos. Nem um barzinho para conversar com os amigos. Assim, pediram pra eu vim pra cá (Cícero Miranda) porque iria começar a 3ª divisão”, contou o ex-treinador.

Ele ainda disse que em 1988 uma chuva muito forte acabou com o campo, que ficou interditado por 10 anos. “Em 1998 voltou e aqui estou”, diz. Atualmente, administra a lanchonete do estádio junto com a sua esposa e ajuda a cuidar de tudo que é relacionado com o Cícero Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário