Guarulhos

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atletas de Guarulhos na ginástica artística vão participar da Olimpíada Colegial


A maioria dos atletas vai defender o Colégio Eniac (Foto: Silvio César)
Mais de dez atletas do Núcleo de Ginástica Artística de Guarulhos, no ginásio Bonifácio Cardoso, vão participar da 42º Olimpíada Colegial Guarulhense, defendendo os colégios Eniac, Nahim Ahmad e Progresso Vila Galvão. Todos esses competidores são federados, defendem a cidade de Guarulhos em competições oficiais e já possuem experiência em campeonatos como Brasileiro, Paulista, Jogos Regionais e Jogos Abertos além de competições internacionais. 

Segundo a professora e coordenadora do núcleo, Ana Cecília Zarantonelli, as crianças ganham descontos e bolsa de estudos para competir pelo colégio. “O esporte ajuda a criança a ter disciplina e comprometimento com os estudos”, disse a coordenadora. Ana Cecília ainda falou que as crianças são exemplos para os outros alunos da escola, pois conseguem conciliar os estudos e a prática de esportes. “Nossos atletas só tiram notas altas”, comenta.
No entanto, essas crianças que já participam de competições oficiais não vão poder competir com os atletas não federados. De acordo com o regulamento da olimpíada é considerado federado o aluno que tenha participado de competições organizadas pela Federação Paulista de Ginástica, de qualquer categoria dos níveis A e B, a partir do primeiro dia do ano que antecede o do evento. Para a coordenadora Ana Cecílica isso é justo. “Seria desvantagem para qualquer criança competir com atletas federados”, diz. 

É a primeira participação de Murilo de Souza na Olimpíada Colegial (Foto: Silvio César)
Atletas querem medalha de ouro
Os treinamentos do Núcleo de Ginástica Artística de Guarulhos são divididos em três períodos: manhã, tarde e noite. Os atletas treinam de segunda a sábado em seus respectivos horários e estão focados na competição colegial que será disputada nesta segunda-feira, dia 17 de setembro.
Jheniffer Gonçalves vai defender as cores do Colégio Eniac pela categoria mirim. É uma das mais experientes da equipe e apesar de ter apenas 12 anos, vai disputar a sua terceira olimpíada. Nos anos de 2010 e 2011, a competidora defendeu o Colégio Progresso Centro. Em 2010 ficou com a primeira colocação. No ano passado recebeu medalha de bronze e neste ano almeja o ouro novamente. “Meu objetivo é o primeiro lugar”, disse Jheniffer.

Letícia vai competir pela categoria mirim (Foto: Silvio César)
O atleta Kevin Djorkaef estuda no Colégio Progresso e vai participar pela primeira vez das olimpíadas colegiais. O competidor tem 10 anos de idade e é um dos caçulas da equipe e vai competir pela categoria pré-infantil. Além da ginástica artística, vai jogar basquete e participar das provas de atletismo. Kevin disse que treina os três esportes diariamente durante 1h40. Mesmo treinando três modalidades por dia o garoto afirmou que joga sempre em busca do ouro. “Se eu não conseguir bons resultados eu vou treinar mais e tentar denovo”, diz.
Além desses dois atletas, Julia Postigo e Letícia Vieira vão defender o Colégio Eniac pela primeira vez nas olimpíadas, na categoria mirim. Murilo de Souza, Vinícius Sampaio e André Lucas também defenderão o Colégio Eniac, porém, pela categoria pré-infantil. Todos afirmaram que estão treinando “forte” para alcançar os seus objetivos: o ouro.
Os sete atletas citados na matéria treinam pela manhã. Além desses, aproximadamente oito atletas do Núcleo de Ginástica Artística que treinam no período da tarde e da noite também irão participar da Olimpíada Colegial Guarulhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário