Guarulhos

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nadadora do Corinthians é destaque na Guatemala


Há dois anos, Gabriela defende as cores do Corinthians (Foto: Guilherme Kastner)
A nadadora brasileira, Gabriela Albuquerque, 15 anos, foi à Guatemala representar o Brasil nos Jogos Panamericanos Escolares e ganhou 7 medalhas de ouro e 1 de prata, sendo a atleta brasileira com o maior número de medalhas conquistadas. A competidora foi defender as cores do Colégio Amorim, parceiro do Corinthians.  O Campeonato Panamericano foi realizado entre os dias 25 a 28 de junho na Cidade da Guatemala.

A atleta, que disputa as competições na categoria Juvenil II, foi convocada para representar a Seleção Brasileira Escolar após se destacar nas seletivas regionais e estaduais de natação e receber o melhor índice técnico escolar no Campeonato Brasileiro de Curitiba, quando foi campeã das três provas que disputou: 100 metros Borboleta, 100 metros Costas e 200 metros Medley, quebrando dois recordes na competição.

Segundo o técnico de Gabriela, Paulo Augusto Prada, a competição da Guatemala é uma das mais importantes da categoria, por ser disputada com atletas de outros países. “A Gabriela é um dos destaques da nova geração de nadadoras e, em breve, irá se destacar nas seleções absolutas. Ela é dedicada e vem amadurecendo a cada dia”, disse.

Para a nadadora, os campeonatos que vem conquistando, principalmente o da Guatemala, é prova do esforço e dedicação que ela tem diariamente com os treinamentos e com o clube. “É muito bom, porque tenho que me privar de várias coisas aqui, ficar longe da família e dedicar muito aos treinos. Quando isso acontece o resultado vem”, contou a atleta.

Gabriela Albuquerque nasceu em Barra Bonita, interior de São Paulo, começou a nadar com 7 anos de idade. Aos 13 anos, disputando o Campeonato Paulista, chamou a atenção do técnico Paulo Augusto que a convidou para nadar pelo Corinthians. 

“O Paulo percebeu que eu me destacava entre as demais atletas, chamou meus pais para conversar, nos trouxe a São Paulo (capital) para conhecermos a estrutura do clube, o apartamento e a escola, gostamos de tudo, então resolvi ficar”, explicou a nadadora.

Paulo Augusto diz se sentir muito orgulhoso em treinar uma atleta tão dedicada, não apenas na natação, mas também nos estudos. “Sinto muito orgulho dela, pois está longe da família, abriu mão de muitas coisas para correr atrás de um sonho”, disse o técnico que ainda ressaltou: “tenho certeza que ela tem muito o que evoluir e melhorar dentro das piscinas. Ela sabe que está longe do seu objetivo principal, por isso se dedica cada vez mais”, concluiu.

Gabriela sonha em nadar nos Jogos Olímpicos

A atleta sonha em participar da próxima Olimpíada (Foto: Guilherme Kastner)

Destaque em todos os campeonatos que participa pela categoria Juvenil II, Gabriela não pensou para falar quando questionada sobre qual era o seu maior sonho. “Quero ir às Olímpiadas”, disse a nadadora.

Com uma carga de 4 horas diárias de treinamento (2 horas de preparação física e 2 horas de treino na água) de segunda a sábado, Gabriela Albuquerque se empenha para atingir todos os objetivos traçados em sua carreira.

“Ela nada com muito amor, é muito comprometida com as obrigações dela e está sempre querendo mais, principalmente vitórias. Com certeza é uma das promessas de futuras nadadoras que podem a vir se destacar no cenário nacional”, disse o técnico Paulo Augusto.

No entanto, o técnico disse que está cedo para dizer se um dia ela estará nos Jogos Olímpicos ou não. “Se ela mantiver a dedicação e o foco nos objetivos, tenho certeza que ela pode chegar lá”, afirmou.

Amor pelo esporte repassa a família

Gabriela Albuquerque tem apenas uma irmã, de 8 anos, que segundo ela, quer seguir os seus passos. A irmã da nadadora, já pratica o esporte, competindo por academias de Barra Bonita e, neste ano, ganhou um festival de natação, realizado no Corinthians, pela categoria Mirim I.

“Meu pai quis colocar minha irmã na natação por que ela era gordinha, também começou a se destacar e agora já compete. A menina tem futuro”, diz Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário