Guarulhos

domingo, 29 de junho de 2014

Facex motiva grupo antes do Campeonato Brasileiro

Atletas que participaram da reunião na véspera da prova (Foto: Rômulo Magalhães) 

O líder e diretor técnico da ADF/Bauducco/JKS/SIL, José Claudio dos Santos, mais conhecido como Facex, deu uma aula de motivação ao grupo nesta noite, 28, em reunião feita no hotel onde os atletas estão hospedados. A conversa aconteceu na véspera da prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, que acontece na manhã deste sábado, 29, no Parque Eco-Esportivo do Damha, em São Carlos, interior paulista.

Ele usou como referência a sua história vitoriosa no ciclismo, na qual um dos títulos é o Campeonato Brasileiro de 1999, quando tinha apenas 22 anos de idade. “Acredite apenas em você. Eu fui campeão brasileiro assim. Enquanto ninguém acreditava em mim, eu acreditava. Depois disso [do título] a minha vida mudou”, contou. 

Facex também apresentou alguns recortes com matérias jornalísticas de provas que realizou em sua carreira. “Graças a minha persistência e minha vontade de ganhar as provas, meu nome foi parar em diversos jornais do país. Isso me deu muita visibilidade”, lembrou o ex-ciclista.

A palavra que mais saia da boca de Facex era “acredite”. “Vocês podem fazer a diferença. Basta acreditar. Vocês vão passar por dificuldades, as pernas vão queimar, as costas vão doer, mas se esforcem. É possível”, disse. “Vamos para cima. Pensa em tudo o que vocês já passaram, na distância da família, nas horas de treinamento. Acredite!” completou o técnico. 

A prova começa as 9h. Oito atletas do ADF/Bauducco/JKS/SIL participarão do circuito. Serão cerca de 150 competidores, representando as principais equipes no país na atualidade. O percurso total é de 187 km, ou 22 voltas no circuito de 8,5 km.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Equipe de Guarulhos participa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo

Equipe disputa Brasileiro para subir no ranking nacional (Foto: Divulgação)

A equipe guarulhense de ciclismo ADF/Bauducco/JKS/Sil participa do Campeonato Brasileiro de Estrada. A prova, que é a principal competição do gênero no calendário, acontece entre os dias 26 e 29 de junho em São Carlos, interior paulista. Os guarulhenses participarão das provas de contrarrelógio e resistência.

A programação começará no dia 26, no Hotel Perea, com a entrega de kits, das 14h às 17h, e o Congresso Técnico, a partir das 18h. Na sexta-feira, 27, a partir das 8h, no Distrito de Água Vermelha, acontecerá a prova de contrarrelógio individual, com percursos de 32 km. E no domingo, às 9h, no Damha, a prova de resistência, com 22 voltas no circuito (187 km).

No ano passado, o vencedor da prova de resistência foi Rodrigo Nascimento, da São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo/Ribeirão Preto. Já na contrarrelógio individual, Luis Amorim Tavares, da São Lucas Saúde/UAC/Americana, teve o melhor desempenho.

O diretor técnico da equipe de Guarulhos, José Claudio, o Facex, espera uma evolução da equipe. “Esse ano fizemos boas provas, nossa equipe é bem competitiva e esperamos uma boa colocação para o Campeonato Brasileiro também”, afirmou.  

Em 2014, a equipe participou de importantes provas como Volta Ciclística Internacional de São Paulo, Desafio das Américas, Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul e Volta Ciclística do Paraná. 

terça-feira, 10 de junho de 2014

Rejeitada em Guarulhos, equipe de ginástica acrobática participa da abertura da Copa

Apesar de representarem Guarulhos, equipe foi proibida de treinar no ginásio do município (Foto: Divulgação)
A equipe de ginástica acrobática da cidade, Flying Acrobatics, será uma das atrações da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na próxima quinta-feira, 12, na Arena Corinthians.

Apesar do prestígio com a Fifa, as atletas não tem espaço para treinar no município que representam. No inicio do ano, elas foram proibidas pela Secretaria de Esportes de pisar no Ginásio Bonifácio Cardoso. Em julho, elas participam do Campeonato Mundial na França. Atualmente, a equipe treina em espaços cedidos por colégios de Guarulhos e Santo André. 


A performance promete mostrar a diversidade e as belezas do País. “Será um grande show. Estamos todos em uma grande expectativa, afinal, o mundo inteiro nos assistirá”, disse Carina Felix, uma das atletas mais experiente do grupo.

De acordo com a treinadora Ana Cecilia Zarantonelli, a equipe treina desde março para a abertura do Mundial, três vezes por semana, dez horas por dia. “Nosso ato será em cinco minutos e é o ponto alto da cerimônia”, disse a técnica.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Brasil joga mal, mas vence. Na Copa é proibido errar


Fred calou a boca da torcida paulista (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)
Com muita dificuldade, a Seleção Brasileira venceu a Sérvia no último jogo que antecede a Copa do Mundo. Sob forte marcação da organizada Sérvia, os comandados de Luiz Felipe Scolari se atrapalharam, erraram passes curtos e não conseguiram criar nenhuma jogada clara de gol. 

O meio-campo jogou muito afastado da linha defensiva. Assim como o ataque ficou distante dos meio-campistas. A bola não chegava limpa para Fred finalizar. O camisa 9 pouco foi visto no primeiro tempo. Neymar, o craque do time, até tentava. E apanhava. Diferente do jogo contra o Panamá, ele não conseguiu escapar da marcação servia.

Quem trabalhou mesmo foi Julio Cesar. Em erro na saída de bola, a Sérvia saiu no contra-ataque, Kalarov chutou e o goleiro fez boa defesa. Depois quase entregou o ouro no tiro de meta.  

Responsável pela criação, Oscar não criou. Aliás, não jogou. Em boa tabela com Marcelo pelo lado esquerdo do campo, adiantou demais a bola e foi facilmente desarmado pelo servo Ivanovic. E só fez isso. Assim como a Seleção, que nada fez na primeira etapa. Resultado: foi para o vestiário sob vaias da torcida paulista. Era de se esperar. 

A Seleção voltou a campo com William no lugar de Oscar. Alteração que todos previam. O time melhorou. Começou a tocar a bola mais rápido e foi mais ofensivo. A torcida, impaciente, pediu Luis Fabiano. Fred, eficiente, calou a boca dos paulistas. Recebeu a bola e, caído, estufou as redes. 

O time melhorou. Começou a buscar espaços nas costas dos laterais. O que deveria ter feito na primeira etapa. Fechada na defesa, a Sérvia aproveitava os contra-ataques. Jojic acertou a trave em bonita cabeçada. Neymar, sumido, deu belo passe para Hulk fazer um golaço. No entanto, o árbitro, equivocado, marcou impedimento. 

O placar mínimo contra a Sérvia foi melhor do que a goleada em cima do frágil Panamá. Se mostrar o futebol do primeiro tempo contra a Croácia, vai perder. Apesar da vitória de ontem, o Brasil jogou mal. Contra a Croácia é Copa do Mundo. E na Copa é proibido errar.

terça-feira, 3 de junho de 2014

João Vallim deixa Flamengo de Guarulhos

Diretoria reprovou trabalho de Vallim neste ano e decidiu não renovar o contrato (Foto: Silvio Cesar)
João Vallim não é mais treinador do Flamengo de Guarulhos. A diretoria do Corvo não renovou o contrato com o treinador, que encerrou ontem. O presidente do clube guarulhense, Joaquim Mangueira, reprovou o trabalho de Vallim na Série A3 do Campeonato Paulista deste ano. O time amargou a décima colocação e foi eliminado na primeira fase. A reportagem não conseguiu falar com o técnico ontem.

“Ele fez um bom trabalho no ano passado e o mantivemos para este ano, no entanto, ele não foi bem dentro de campo e não conseguiu o objetivo que tanto queríamos: subir para a Série A2”, afirmou Joaquim Mangueira. Além de Vallim, todos os jogadores contratados para a disputa da competição se desligaram do clube.

Mangueira disse que não tem nenhum nome em mente para substituir Vallim e vai começar a pensar na montagem no elenco de 2015 só a partir de outubro.

João Vallim foi anunciado pelo Flamengo de Guarulhos no dia 19 de novembro de 2012. Comandando o time no ano passado, fez a segunda melhor campanha da primeira fase da Série A3, mas foi eliminado na fase seguinte, por apenas um ponto. No Paulista deste ano, o Flamengo tinha uma das melhores folhas salariais da Série A3, mas com seis derrotas, sete empates e apenas seis vitórias, o time terminou em décimo na tabela de classificação.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Flamengo de Guarulhos completa 60 anos

Corvo ganhou o título mais expressivo de sua história em 2008 - Série A3 do Paulista (Foto: Divulgação/Arquivo)



O Flamengo de Guarulhos celebrou no dia primeiro de junho de 2014 60 anos de existência. Apesar da data histórica, o clube fundado pela carioca Guiomar Pereira Xavier não tem nada o que comemorar. Desde 2010, ano que se tornou parceiro do Corinthians, o time vem colecionando tropeços nas séries A2 e A3 do Campeonato Paulista. Neste ano, mesmo com uma das melhores folhas salariais do torneio, amargou a décima colocação.
 
Antigos torcedores e até o ex-presidente do clube, Ricardo Beires, lamentam a atual situação da equipe. Em recente entrevista a Folha Metropolitana, Beires afirmou que o time havia perdido a sua identidade com a parceria do Timão. “Parece que o Corinthians é quem manda”. Na gestão de Beires, o Flamengo conseguiu três acessos consecutivos indo da quinta divisão, em 1999, até a Série A2, em 2002. 
 
Apesar de Beires ser contra a sociedade entre os clubes, o atual presidente, Joaquim Mangueira, afirmou que a ajuda do Corinthians tem sido positiva, principalmente fora de campo. “Não conseguimos obter bons resultados, mas o Corinthians construiu refeitório, academia, paga jogadores e faz toda a manutenção que precisamos”, explicou.
 
De acordo com Mangueira, com o pouco dinheiro que o clube consegue arrecadar é para pagar as dívidas e ações trabalhistas. “Graças ao apoio do Corinthians, estamos liquidando”, disse. “Uma hora nosso parceiro vai embora e se a gente ficar com dívidas, não sei qual será o futuro do clube, por isso estamos acertando tudo”.
 
Mangueira informou que o contrato da parceria se encerra no final deste ano, mas está apalavrado entre as diretorias que se estenderá para o próximo ano, com possibilidade de prorrogação para 2016. “Vamos montar um time competitivo para subir [para a Série A2] no ano que vem”, garantiu o presidente. 
 
Comemoração passará “em branco” pela diretoria


Fanática torcida lamenta "esquecimento" da diretoria (Foto: Silvio Cesar)
A celebração de seis décadas não será comemorada pelo clube. “Tínhamos programado, mas abortamos a ideia com a queda no campeonato”, disse Mangueira. Quem fica triste por isso são os torcedores mais antigos. 
 
“Estou desanimado. Não sinto mais prazer de ir ao estádio e torcer pelo Flamengo. A gente chega lá, vai cobrar os jogadores, como é normal de qualquer torcida, e eles falam que estão fazendo um favor ao Flamengo, pois são do Corinthians”, disse Eduardo Black, presidente da torcida Invasão Rubro-Negra. Ele acompanha o Flamengo desde os três anos de idade. 
 
Líder da comando Rubro-Negro, Ednilson Nascimento, critica a diretoria. “Não temos uma diretoria ativa. O Flamengo foi entregue ao Corinthians. O clube não tem nenhum benefício. Não queríamos comemoração para torcida e sim que os diretores lembrassem do clube como ele deve ser lembrado por sua história”, afirmou.
 
Da várzea ao profissional, Flamengo do Tranquilidade tem história em Guarulhos

Equipe Tetracampeã de Futebol Amador de Guarulhos, em 1972 (Foto: Arquivo)
 
Apesar da atual fase, o Flamengo do Jardim Tranquilidade já alegrou muito os guarulhenses. Em um papo com a reportagem que durou mais de uma hora, Edson David, um dos fundadores do clube, falou com saudosismo e muito amor daquele que “fez parte da sua vida”.  
 
“Dediquei anos da minha vida ao clube. Tenho um carinho enorme por aquilo. Perdi chances de jogar em clubes grandes como São Paulo e Fluminense, porque amava a várzea. O Flamengo me fascinava”, contou.


Edson David, em 1965, aos 16 anos (Foto: Arquivo/Divulgação)
Entre os anos de 1969 e 1977, a equipe se consagrou heptacampeã do Campeonato Guarulhense de Futebol. David participou de todos os títulos vestindo a camisa 10 do Rubro-Negro. “Modéstia parte, eu era um craque. Fazia um lançamento de 40 jardas que ninguém fazia. Minha perna esquerda funcionava muito bem”.
 
Em 1979, o time profissionalizou, não obteve sucesso na quinta divisão do Campeonato Paulista e voltou ao amadorismo na década de 1990. De 1994 a 1997 conquistou mais quatro campeonatos em Guarulhos e em 1996, foi campeão Amador do Estado de São Paulo. Em 1998, voltou ao profissional, onde obteve sucesso. Em 2008, conquistou o título mais expressivo, quando ganhou o Paulista da Série A3 (Terceira Divisão). 


Curiosidade - Em 2003, o Flamengo recebeu um convite para viajar ao Líbano e enfrentar o campeão nacional Nejmeh Sporting Club, de Beirute. A equipe guarulhense venceu por 3 a 0. O destaque ficou por conta do atacante Bebeto, que atuou um tempo em cada equipe.