Nesta edição, mais de 50 carros vão participar (Foto: Divulgação) |
A
terceira edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras foi
lançada na manhã desta terça-feira (23), no espaço de eventos Lounge One, do Shopping Iguatemi. O piloto
e diretor da prova Luis Cezar Ramos Pereira apresentou as datas, as categorias
e as novidades da competição, que deverá ter a participação de mais de 50
carros clássicos, fabricados entre 1919 e 1980.
Para
este ano, a grande novidade será a inclusão da prova no moderno autódromo
brasileiro, Velo Città, no primeiro dia e a prova noturna no encerramento. Além
disso, os competidores percorrerão cerca de 1.680 quilômetros em cinco dias. Em
2012 a quilometragem total era de 1.850.
O diretor Luiz Cesar
contou que as duas primeiras provas foram um sucesso e espera que a terceira
edição seja ainda maior, com um melhor nível técnico, emoção e muita diversão
para os participantes. “Para quem gosta de automobilismo é uma coisa plástica”,
comenta Luis. “É um belo cenário para os fãs de carros clássicos”, concluiu.
Prova foi lançada nesta terça (Foto: Lucas Dantas) |
A prova é organizada pelo
MG Club do Brasil e será realizada entre os dias 19 e 23 de junho. Os
participantes vão largar do Shopping Iguatemi e passar por Mogi-Guaçu (Interior
de São Paulo), onde realizarão uma competição de regularidade no Autódromo Velo
Città. Depois vão seguir para Águas de Lindóia, passar por Angra dos Reis (RJ),
Caxambú (MG), Campos do Jordão (SP) e após 1.680 km retorna novamente à Capital
de São Paulo.
Regida
pelas regras da Federação Internacional de Automobilismo (FIA-Historic) e
homologado pela Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), a prova
será no formato de rallye de regularidade, com médias controladas entre 50 e 80
km/h, percorrendo estradas vicinais, serras, montanhas, indo do nível do mar a
quase 2 mil metros de altitude, com mais de 3 mil curvas.
Mais de 50 carros clássicos vão
participar do Rallye
A prova é organizada pela MG Clube (Foto: Divulgação) |
Segundo
Luis Cesar, a expectativa haja a participação de mais de 50 preciosidades,
avaliadas em milhões de reais. Entre eles estão: Rolls-Royce, Triumph, Jaguar,
MG, Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ferrari, Lancia, Alfa-Romeo, Mustang,
Thunderbird, Alpine, Volvo e nacionais como Puma, VW e Karmann-Ghia, entre
outros, com o mínimo de 90% de originalidade e com passaporte FIVA.
Entre os pilotos inscritos
o MG Club espera que Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno e Wilson Fittipaldi
voltem a participar, além de aguardar a confirmação de Emerson Fittipaldi e de
grandes empresários e profissionais liberais colecionadores de carros antigos,
e de duplas da Alemanha, Portugal, Argentina e Uruguai.
“Este ano os competidores
estão menos curiosos e mais competitivos, e os carros mais preparados. A
maioria já teve experiência nas duas edições anteriores. Portanto, a competição
vai ficar ainda mais apertada”, afirma Luis Cezar.
Na primeira edição a prova
foi vencida pela dupla gaúcha, Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4
(1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de Henrique Thielmann e Lucas
Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com Mercedes-Benz 350SL (1973). No
ano passado a vitória ficou com a dupla mista carioca Gilbert e Raquel
Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de Christian De Rey e Fred Macedo,
com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em terceiro.
Prova
noturna é a grande novidade
"Noite do Saci" é a grande novidade da edição (Foto: Divulgação) |
Diferentemente dos outros
anos, que a prova foi disputada durante o dia, a terceira edição do rallye terá
uma prova noturna, com subidas e descidas das serras desafiadoras de Campos do
Jordão.
“A prova noturna está
confirmada e serão 90 quilômetros sob total escuridão, com Lua Nova, que
possivelmente irá estabelecer o vencedor deste ano”, prevê Luis Cezar, que
apelidou o nome da prova de “Noite do Saci”.
Categorias
Os participantes serão
divididos em classes, conforme sua experiência e equipamentos de navegação: Master A - Dupla de piloto e
co-piloto experientes, com direito a equipamento de navegação acoplado ao
veículo; Master B - Dupla
de piloto e co-piloto iniciantes (ou não), que utilizam somente o hodômetro do
carro e cronômetro (digital ou analógico); Turismo - Concorrentes não submetidos a níveis técnicos, só
seguindo o roteiro estipulado, e por isso, não participam da premiação
principal. Haverá ainda o Troféu
Feminino (Coupe des Dames),
para a melhor dupla composta por mulheres.
Serviço: As inscrições já estão abertas. Informações com a secretaria do evento: Solange Gomes secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br – Tel.: 3673-5065 - Valor das inscrições R$ 2.000,00 até o dia 30/04 (após essa data o valor será de R$ 2.500).
Nenhum comentário:
Postar um comentário