Guarulhos

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Praças de Guarulhos estão em estado de abandono


Mirante abandonado e pichado na Praça próximo a Casa dos Atletas (Foto: Silvio Cesar)

Sujeiras, bagunça, desorganização, mato alto, falta de manutenção e sem segurança. Playgrounds, assentos, e equipamentos quebrados. Locais para uso de drogas, sem iluminação. Essa é a atual situação de algumas praças e parques de Guarulhos. Na última sexta-feira (23), a reportagem da Folha Metropolitana visitou três praças da cidade. Todas estão com o mesmo problema.

Em um parque da Rua Rosali, ao lado da Casa do Atleta, no Gopoúva, a condição é de abandono. A reportagem flagrou pinos de drogas ao redor da quadra. Os matos estão tomando conta do local. A quadra ruim, cheia de buracos. Há um mirante todo pichado. Segundo pessoas que utilizam o espaço, não há iluminação e nem banheiros. 

“As pessoas fazem as necessidades atrás da quadra”, reclamou a professora Juliana Lima. A filha dela treina vôlei no parque as segundas, quartas e sextas-feiras. “O Parque é lindo, mas a Prefeitura não cuida. Está um estrago. A Deus dará”, lamentou a aposentada Maria Tereza. Ela passeia semanalmente com a neta no local.

Pinos de drogas são encontrados no local (Foto: Silvio Cesar)
No Bela Vista, ao lado do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) há uma praça, que segundo o morador da região Denivaldo Pedroso, há anos encontra-se em situação ruim. Há um lago com água parada. Assentos destruídos. A mesa de ping-pong não é utilizada, pois está cheia de buracos. “É um descaso total com a população”, diz Pedroso.

População não tem sossego no Parque Maravit

No Parque Maravit, na Rua Rafael Balzzani, que fica entre os bairros do Bom Clima e Paraventi, os moradores reclamam da bagunça que os usuários fazem nas madrugadas e aos finais de semana. O autônomo Wilson Cristoni, mora próximo ao parque há 32 anos, mas, por causa da falta de sossego, vai mudar de casa.

Prefeitura não retira lixos do Parque Maravit (Foto: Silvio Cesar)
“Todo mundo quer ir embora daqui. Crianças de 14 anos ficam a noite toda aqui, bebendo, usando drogas e escutando funk. Aos finais de semana, os caras jogam bola no campo, se trocam e fazem necessidades no meio do parque”, reclamou Cristoni.

O parque está conservado. A quadra de futsal e o campo de futebol estão em bom estado. No entanto, as lixeiras postas no local não suportam mais lixos. “Nunca mais vi nenhuma equipe da Prefeitura tirando os lixos daqui. Quando vejo no chão, eu que pego, mas não adianta nada”, diz a dona de casa, Bernadeti Martins Donato, que mora em frente o parque.

Equipe da Prefeitura promete vistoriar locais
A Secretaria do Meio Ambiente, em nota, informa que uma equipe será enviada aos locais citados nos próximos dias. “Após as vistorias, caso sejam comprovadas as reclamações de sujeira, falta de iluminação e manutenção, a pasta irá providenciar os serviços necessários”, diz a nota. Procurada, a Polícia Militar não se pronunciou sobre a falta de segurança e a presença de usuários de drogas nos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário