Guarulhos

terça-feira, 30 de julho de 2013

Sem patrocínio, lutador de karatê de Guarulhos pode ficar de fora do Pan-Americano



Diego se orgulha em expor vários troféus e medalhas em casa (Foto: Silvio Cesar)
Ele tem apenas 13 anos de idade, mas possui um currículo invejável no karatê. Em sua casa, não há mais espaços para expor tantos troféus e medalhas conquistados em quatro anos de lutas. Em 2013, foi campeão Sul-Americano, no Paraguai, campeão Brasileiro, no Guarujá e campeão Paulista, em São Bernardo do Campo. Ainda nesse ano, Diego Jacinto, de Guarulhos, visa o Campeonato Brasileiro e o Pan-Americano, em Brasília, nos meses de setembro e novembro, respectivamente. 
 
Apesar das conquistas, sua família não pode arcar com todas as despesas das competições. “Estamos sem perspectiva. Eu e o meu marido que o patrocinamos. Todos os campeonatos que ele participou, tiramos dinheiro do nosso bolso para poder pagar”, comenta a mãe de Diego, Adriana Jacinto. 

Ela contou que a participação do filho no Pan-Americano custará R$ 800 (passagem, hospedagem, alimentação e inscrição). “Parece pouco, mas para nós que não temos muitas condições, é muito dinheiro”, lamenta Adriana. “Ele tem um futuro promissor, é sempre muito elogiado e eu o incentivo bastante para não desistir do sonho dele”, diz a mãe.

Medalhas das últimas conquistas (Fotos: Silvio Cesar)
O sonho de Diego é seguir a carreira de lutador de karatê e continuar ganhando muitos títulos. Ele é faixa marrom, apenas uma abaixo da preta. A categoria em que participa das competições é de 12 a 13 (idade), de verde a preto (faixa). Mesmo sem perspectiva de participação, Diego não para de treinar. “Me esforço bastante e os meus treinos não param”, diz o tímido lutador.

Início sem pretensão, hoje uma paixão

Diego Jacinto começou a lutar karate em 2009, com aulas gratuitas na equipe do “Falcões”. “Coloquei ele sem pretensão nenhuma, só para fazer alguma atividade física. Ele tomou gosto e hoje é um grande lutador”, diz Adriana.

Os primeiros treinadores do jovem foram Marcelo Andrade e Evaldo Alves. Hoje, o atleta é integrante da Seleção Brasileira de Karate, filiado pela Associação Paulista de Karate (APK) e pela Associação Sul-Americana de Artes Marciais, do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário