Guarulhos

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Guarulhense é premiada como melhor paratleta de vela em 2012


Elaine da Cunha com o seu companheiro de vela Bruno Langraf (Foto: Divulgação)
A guarulhense Elaine da Cunha, 30, recebeu o prêmio de melhor paratleta de vela do ano. Em evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste mês de dezembro, o Prêmio Paralímpicos 2012 homenageou as principais personalidades do esporte. A festa contou com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e do presidente do CPB, Andrew Parsons.

A competidora de Guarulhos foi a primeira mulher brasileira na modalidade vela em uma Paralimpíada. “Isso me orgulha muito”, disse. Ela brinca ao dizer que receber este prêmio é como ganhar na mega-sena acumulada. “É o sonho de qualquer atleta estar em uma Paralimpíada representando seu país, levando sua bandeira para o mundo”, comentou.

Questionada sobre a importância de representar a cidade de Guarulhos em uma competição Paralímpica, Elaine disse que quer que as autoridades guarulhenses vejam o exemplo e se empenhem em melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência com saúde, lazer, educação, emprego e uma vida digna como de qualquer outro cidadão brasileiro.

“Quero mostrar que o esporte é uma forma de recuperar motivação e autoestima e cuidar do nosso bem mais precioso, nosso corpo, só nos traz benefícios. Mostrar à sociedade e à nova geração que devem respeitar as pessoas com deficiências e nunca duvidar da capacidade destas pessoas, pois somos todos iguais”, disse Elaine da Cunha.

Mundos dos esportes veio depois de um acidente automobilístico

Em 2007, Elaine tornou-se paraplégica após um acidente de carro. “Foi uma fase muito difícil, aceitar a cadeira de rodas, as limitações, perder a liberdade, a independência”, comentou. A atleta ainda contou que lutou muito contra os preconceitos e medos e aos poucos foi enfrentando a sociedade e as barreiras físicas. “Me dei conta de que eu tinha uma oportunidade de reescrever minha história e decidi fazer o melhor que eu pude”, declarou.

A vela entrou na vida de Elaine em 2009, por meio de treinos na represa Guarapiranga. “Me propus a velejar porque me fazia bem estar em contato com a natureza e ao mesmo tempo cuidando do meu corpo e da minha mente”, explicou.

De acordo com a velejadora, o que te fez superar os obstáculos foi a vontade de melhorar de vida e de cuidar do seu corpo. “Dar o exemplo a tantas outras pessoas que pensam que acabou a vida após enfrentar alguma fatalidade e adquirir alguma limitação e ajudá-las a encontrar seu potencial e sua motivação através da minha imagem e minha história, isso me fez superar”, concluiu.

Depois de conhecer o esporte e se adaptar, a guarulhense entrou na equipe e um ano depois tornou-se bicampeã e vice-campeã no Campeonato Paulista. Elaine veleja com Bruno Langraf das Neves, na classe Skud 18. A atleta defende o Clube Paradesportivo Superação de São Paulo e em 2011 foi uma das campeãs no Mundial de Vela na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário