Guarulhos

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cinquentenário da Copa do Mundo do Chile de 1962

Réplica da camisa número 4, do zagueiro Zito (Foto: Guilherme Kastner)

Desde 26 de junho, os 50 anos do bicampeonato Mundial foram homenageados no Memorial da América Latina com a exposição "Cinquentenário da Copa do Mundo do Chile de 1962”, que fica instalada no Salão de Atos Tiradentes até este domingo, dia 8. A iniciativa, do Ministério de Esporte e do Itamaraty, com o apoio da CBF e da Associação dos Campeões Mundiais, inclui painéis de fotos com momentos históricos de todos os jogos da Seleção Brasileira, textos e súmulas das partidas e a réplica da camisa 4, do zagueiro Zito. Além disso, os principais destaques do evento são a exibição da réplica da taça Jules Rimet e a veiculação do vídeo completo da final entre Brasil e Tchecoslováquia, cedido pela embaixada da República Tcheca.
 

Para o secretário nacional do futebol, Luis Paulino, a exposição é uma homenagem não apenas ao bicampeonato do Brasil, mas, principalmente, à Copa do Mundo e a todos que trabalharam para o sucesso dela. “Dois anos antes da Copa, um terremoto atingiu o Chile. O país superou todas as dificuldades e conseguiu construir os estádios para a realização do campeonato, por isso merece essa homenagem”, disse Paulino. 

Réplica da Taça Jules Rimet, a verdadeira foi roubada e derretida em 1983 no Rio de Janeiro (Foto: Guilherme Kastner)

No dia do lançamento, a exposição foi oficialmente aberta pelo ministro do esporte, Aldo Rebelo, com a presença de jogadores brasileiros e da seleção da Tchecoslováquia que disputaram a final da Copa do Mundo no Chile, entre eles: Zagallo, Amarildo, Coutinho, Méngalvio, Djalma Santos, Gilmar e Zito, do Brasil. Além dos Tchecos Josef Masopust, Jirí Tichý e Josef Jelínek. “Eles são a memória viva do futebol e foram diretamente responsáveis pelo fortalecimento do futebol no mundo”, ressaltou o Luis Paulino.

O objetivo da exposição é manter a história do futebol brasileiro vivo, além de reverenciar os grandes ídolos da época. Os mais jovens terão a oportunidade de conhecer um pouco do esporte na década de 60. Quem viveu naquela época poderá relembrar os velhos tempos onde teve Garrincha, ‘O gênio das pernas tortas’, como principal nome da Copa de 62.

Fotos de todos os bicampeões mundiais (Foto: Guilherme Kastner)
“Nosso futebol e nossa sociedade devem muito às gerações anteriores, que representaram com orgulho o nome do Brasil pelo mundo. Se hoje somos pentacampeões é porque esse momento, essa história, foi construída com a dedicação de cada uns dos jogadores da época”, conclui o secretário nacional do futebol, Luis Paulino.

Serviço: Para quem quiser conferir, a exposição irá abrir neste sábado, 7, das 9h às 12h e se encerra no domingo, 8, das 13h30 às 18h. A entrada é feita somente pelo Portão 5 do Memorial e é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário