Guarulhos

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Há 19 anos, o São Paulo conquista o mundo pela primeira vez


Raí marca dois gols e comanda o SPFC no Mundial  (FOTO:  saopaulofc.net)

No dia 17 de dezembro de 1992, o São Paulo Futebol Clube entra para a história do futebol brasileiro ao ganhar o seu primeiro título mundial. E hoje, 19 anos depois o torcedor são paulino relembra essa conquista com muita emoção.

Naquela época, o Mundial Interclubes era disputado apenas por duas equipes. O campeão europeu e o campeão da América.

O São Paulo, seis meses antes tinha conquistado a América e então enfrentaria o poderoso Barcelona no Mundial.

O holandês Johan Cruyff comandava o esquadrão do Barcelona que tinha nomes como Pepe Guardiola, Bakero, M. Laudrup e Stoichkov.

E o até então desconhecido São Paulo comandado por Telê Santana tinha como principais jogadores, Raí, Toninho Cerezo, Cafú, Palhinha e Müller.

O Barcelona entrou em campo com o favoritismo em mãos, não tomou conhecimento do clube brasileiro e logo aos 12 minutos de partida o búlgaro Stoichkov surpreendeu o goleiro Zetti com um belo chute de fora da área.

Mas o São Paulo não se intimidou e aos 27 minutos, o atacante Müller faz bela jogada pela esquerda e cruza para Raí que se antecipa ao zagueiro espanhol e de barriga deixa tudo igual.

O jogo estava equilibrado e com chances de gol para as duas equipes. Na 2º etapa, aos 34 minutos, Palhinha sofre uma falta na entrada da área do Barcelona. Em jogada ensaiada o camisa 10 tricolor rola para Cafu que só para a bola e assisti o meia colocá-la no ângulo superior direito do goleiro Zubizarreta. Raí fazia um gol histórico e que ficará eternamente gravado na memória dos torcedores do São Paulo.

De mero desconhecido, a equipe de Telê Santana passava a ser conhecida por todo mundo e o São Paulo então, conquistaria sua primeira estrela vermelha.

video
2º gol, de falta, do camisa 10 decretando a vitória para o tricolor


Nenhum comentário:

Postar um comentário