Guarulhos

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Com dois gols de Jackson, Flamengo de Guarulhos vence Inter de Limeira fora de casa


Jogando em Limeira, o Corvo conquistou uma grande vitória (Foto: Marcos Vieira Ribeiro)

O Flamengo de Guarulhos conquistou um ótimo resultado jogando fora de seus domínios na noite de ontem. Enfrentando o Internacional de Limeira, com dois gols do atacante Jackson, o Corvo venceu por 2 a 0 e conquistou uma importante vitória na segunda rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. O jogo foi realizado no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, interior de São Paulo.

O time guarulhense entrou em campo com dois desfalques. O atacante Dario e o zagueiro Murilo Moreno foram expulsos na partida contra o Batatais, no primeiro jogo e cumpriram suspensão na partida da noite passada. No lugar deles, o técnico João Vallim promoveu a entrada do zagueiro Cléber e de Jean Natal. Durante a semana, o treinador preferiu não revelar os suplentes para os adversários não descobrirem.

Jogando debaixo de muita chuva, o Flamengo começou melhor e logo aos 9 minutos, o volante Paulinho cruzou a bola na área e o estreante Cléber, de Peito, carimbou o travessão do goleiro adversário. Um minuto depois, pela direita, Alemão alçou a bola na área e o atacante Jackson antecipou o zagueiro e concluiu para o fundo do gol. O atleta já havia marcado o primeiro gol do empate do Flamengo na primeira rodada, contra o Batatais.

O Internacional tentou ditar o ritmo do jogo na primeira etapa, mas o time de Vallim marcou melhor e aproveitou os contra-ataques.

Nos primeiros 30 minutos do segundo tempo, o jogo foi bem equilibrado, com chances de gols para os dois lados, até que Jackson, assumindo a artilharia da competição, aos 33 minutos ampliou o marcador para o time flamenguista.

Segundos após o gol de Jackson, o volante João Vinícius, do Flamengo levou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Nada que abalasse o time de Guarulhos, que apenas segurou o resultado e esperou o árbitro finalizar a partida.

Na próxima rodada, o Flamengo de Guarulhos enfrenta o União São João, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, dia 3 (domingo), às 10h. Enquanto o Inter de Limeira vai a Marília jogar contra os donos da casa nste sábado (2), Às 19h.

Ficha técnica:
Arbitragem: Max Venâncio da Silva
Auxiliar 1 - Ademílson Lopes Filho e
Auxiliar 2 - Leonardo Augusto Villa

Expulsão: João Vinícius (Flamengo)
Gols: Jackson aos 10' do 1T (Flamengo 1x0), Jackson aos 33' do 2T (Flamengo 2x0)

Flamengo: André Dias; Alemão, Renato Saldanha, Cléber e Diego (Édson Paraná); João Vinícius, Rafinha, Paulinho e Kejinho; Jackson e Jean Natal. Técnico: João Vallim.

Internacional de Limeira: Alex; Julinho, Éder Paulista, Bruno Ré e Maicon; Goiano, Léo Paraíba, Jô e Anderson; Juninho e Bruno Oliveira. T: Ricardo Moraes.

Basquete de Guarulhos fica sem local para disputar a Liga de Basquete Feminino


Sem teto, time de Guarulhos mandará os jogos em Americana (Foto: Guilherme Kastner)

O time de basquete feminino, Guarulhos/FUMGUARU, que representa a cidade no principal campeonato do Brasil não vai disputar nenhum jogo no município durante a primeira fase. O ginásio Municipal João do Pulo, localizado no Bela Vista, habilitado para sediar os jogos, foi reprovado pela vistoria da Liga de Basquete Feminino (LBF). Na última semana de dezembro, o ginásio foi invadido e sofreu atos de vandalismo.

Em nota oficial assinada pelo presidente da LBF Márcio Cattaruzzi, foi informado que “o ginásio que havia sido homologado para receber os jogos de Guarulhos como mandante foi alvo de depredações. Desta forma, o local precisou passar por obras de melhorias, que ainda não foram concluídas”.  

Questionado, o técnico da equipe, Alexandre Cato comentou que o fator casa “é relativo” e é o que menos vai pesar no desempenho do time. Apesar disso, declarou que a cidade de Guarulhos é quem perde com esta notícia. 

“É complicado. Familiares, comunidade e investidores que podiam nos ajudar não vão poder acompanhar o jogo. A própria administração (Secretária de Esporte) vai ter que sentir para ver o que está perdendo”, comentou.

Deste modo, os únicos três jogos do FUMGUARU que deveriam ser realizados em Guarulhos na primeira fase foram transferidos para o ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), em Americana. 

Hoje, a equipe enfrenta o Maranhão Basquete, às 18h. No dia 14 de fevereiro encara o Ourinhos e no dia 17, jogo que também deveria ser realizado na cidade guarulhense, joga contra o Americana. A última rodada acontece no dia 25 de fevereiro, contra o Sport Clube Recife, em Pernambuco.

Secretaria de Esportes sugere jogos no Thomeozão

A Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da cidade de Guarulhos, por meio de nota, confirmou que o ginásio João Carlos de Oliveira (João do Pulo) não tem condições de receber os jogos da Liga de Basquete Feminina, por causa da depredação ocorrida no fim do ano de 2012.

No entanto, disse que já providenciou a imediata pintura do piso da quadra e também a reforma das arquibancadas, porém encontra-se em processo licitatório a contratação das empresas que realizarão os reparos na iluminação e no piso do ginásio.

Informou também que o prazo para conclusão dos reparos será informado pelas empresas vencedoras das licitações e que a volta dos jogos da equipe guarulhense para o local, depende dos resultados na competição. Além disso, afirmou que o ginásio Paschoal Thomeu, no Bom Clima, está plenamente habilitado para receber jogos da LBF, mas não foi vistoriado.

A Liga de Basquete Feminino afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que vistoriou apenas o ginásio que Guarulhos apresentou para sediar os jogos.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Técnico de basquete do Suzano, Cadum lamenta a morte de Ary Vidal


O ex-jogador de basquete Ricardo Cardoso Guimarães, Cadum, hoje, treinador do time de Suzano, lamentou a morte do seu primeiro técnico na Seleção Brasileira, Ary Vidal, vítima de insuficiência renal e cardíaca na segunda-feira (28). Na manhã desta terça-feira (29), o responsável pelo título pan-americano de Indianópolis (EUA) foi enterrado no Rio de Janeiro.

“Fiquei muito triste com o falecimento de Ary Vidal. Da última vez que nos encontramos, ele estava sofrendo, estava muito mal. Agora está descansando. Foi uma grande perda para o basquete brasileiro”, comentou Cadum.

De acordo com Cadum, foi com Ary Vidal que ele teve a primeira chance na Seleção Brasileira de basquete, em 1978, na Seleção de Novos. Um ano seguinte, foi convocado para a Seleção de Adultos. “Ele (Ary Vidal) confiou e me levou. Graças a ele pude fazer parte de uma dos melhores times de basquete de toda a história”, contou.

Cadum se referiu ao time campeão Pan-Americano de 1987, que venceu os favoritos Estados Unidos, na final, pelo placar de 120 a 115. “Foi um jogo que a gente entrou para perder”, disse citando que a seleção dos EUA tinha um dos melhores times do mundo. O time americano nunca havia perdido uma partida jogando em seus domínios. “Fomos ter a noção da nossa vitória com o passar dos dias. Foi marcante”, lembrou.

Em cima de Oscar, Cadum segura a bandeira. Ary Vidal está no canto inferior direito (Foto: Divulgação/CBB)
O treinador de Suzano ainda evidenciou que Ary Vidal foi “o cara que trouxe novamente títulos da modalidade para o Brasil”, fazendo referência ao time de basquete masculino campeão mundial em 1959, no Chile. “Ele entendia muito de basquete, tinha uma grande visão de jogo e foi respeitado como treinador de uma das cinco melhores seleções do mundo”.

“Hoje, o basquete brasileiro perdeu um ícone. Um cara totalmente envolvido com a modalidade, referência para muitos jogadores”, concluiu Cadum. Além da Seleção de 1987, Ary Vidal comandou o time no mundial de 1978, medalha de bronze e as Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996).

Presidente do AD Guarulhos participa de reunião na Federação Paulista


O presidente da Associação Desportiva Guarulhos, Ricardo Ageá, vai participar do Conselho Técnico da Segunda Divisão 2013 na Federação Paulista de Futebol (FPF). A reunião será realizada nesta quinta-feira (31), às 16h, na sede da entidade. A participação de Ageá confirma que o AD Guarulhos vai disputar o Campeonato Paulista Série B1.
 
No conselho, que deve reunir todos os dirigentes das equipes da Segunda Divisão do Paulista, será apresentada a forma de disputa da competição em 2013 e data de inicio, previsto para começar no final de março.

Em 2012, o time que leva o nome do município não passou da primeira fase. Em um grupo que tinha Atibaia, Barueri, Nacional, Osasco e Suzano, Guarulhos ficou na quarta colocação e brigou até a última rodada para conseguir a classificação.

Para este ano, o Índio manteve a mesma base, com jogadores residentes na cidade e, segundo Ágea, o time deve ser reforçado ao término na Série A3 do Paulistão. “Por enquanto, estamos focados nos jogadores guarulhenses, porque não temos condições financeiras. Mas ao final da A3 vamos fazer algumas contratações”, diz.

Equipe se apresentou na segunda-feira

Mesmo sem a definição exata do elenco profissional que vai disputar o Campeonato Paulista, o AD Guarulhos se apresentou para a temporada 2013, nesta segunda-feira (28), no Estádio Cícero Miranda, liberado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação.

“Recomeçamos com os atletas bem animados. É a mesma base do ano passado. Eles são novos, mas estão amadurecendo para poder apresentar um bom futebol neste ano”, disse o treinador da equipe, Olavo da Silveira.

Na próxima segunda-feira (4), haverá uma reunião com os dirigentes e comissão técnica do clube, para definir o futuro do time na temporada 2013.

Desfalcado, Flamengo enfrenta o Inter de Limeira nesta quarta à noite


Na primeira rodada, com os portões fechados, o Corvo empatou em 2 a 2 contra o Batatais (Foto: Guilherme Kastner)

O Flamengo de Guarulhos encara o Internacional de Limeira nesta quarta (30), às 20h, pela segunda rodada do Campeonato Paulista Série A3. O atacante Dario e o zagueiro Murilo Moreno foram expulsos na primeira partida, por isso desfalcam a equipe guarulhense. 

Em treino realizado na tarde desta terça-feira (29) no Parque São Jorge, o treinador João Vallim definiu os jogadores que irão substituir os desfalques, mas preferiu não revelar. “Minha definição foi de acordo com as características que o adversário impõe dentro de campo”, diz. 

Além da escolha, Vallim comandou um treino de posicionamento tático e ensaiou algumas jogadas. Os jogadores viajaram ontem a noite para o Interior de São Paulo.

O jogo será realizado no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, com os portões fechados. Assim como o Corvo, o time interiorano também não entregou os laudos técnicos até o dia 21 de janeiro para a Federação Paulista de Futebol (FPF) e por isso teve o estádio interditado.