Guarulhos

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O dia em que o 'Seu' Pires pisou no Maracanã


'Seu' Pires conta os momentos vividos no Maracanã (Foto: Silvio Cesar)
Em 20 de setembro de 2008, o então diretor-técnico do time Estrela de Guarulhos, José Waldomiro Pires, realizou o que qualquer amante do futebol sonha. Teve a oportunidade de pisar no gramado do Estádio Jornalista Mário Filho, o famoso Maracanã.

Um ano antes, o Estrela de Guarulhos havia conquistado o título do Campeonato Amador do Estado. Portanto, a Federação Paulista de Futebol, convidou o time guarulhense a participar do Torneio Rio-São Paulo, na cidade carioca. O primeiro jogo no Rio de Janeiro foi no Estádio Giulite Coutinho, do América Futebol Clube, contra a Liga Mogiana. O time do 'Seu' Pires venceu por 2 a 1 e foi disputar a final no Maracanã.

O jogo antecedeu a partida do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Ipatinga. O Estrela de Guarulhos enfrentou o time da Liga de Campos. A partida terminou empatada em 0 a 0. Nos pênaltis, a equipe que representou Guarulhos venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo.

Orgulhoso, Pires mostra o albúm de fotos no Maracanã (Foto: Silvio Cesar)
Em um longo bate-papo com a reportagem do 'Futebol e um pouco mais', o 'Seu' Pires relembrou os momentos e contou que em 1967, quando servia o exército, passou em frente ao Maracanã para levar uma mudança. “Eu jamais imaginava que fosse passar em frente, quando me dei conta estava dentro do vestiário”, lembra.

“Foi uma emoção gritante. Ainda mais sair de lá campeão. Tem jogador profissional que já morreu e não pisou lá dentro. Eu, um pobre mortal que não cheguei a lugar nenhum, consegui pisar no templo sagrado”, declara.

'Seu' Pires guardou um álbum de fotos com a passagem do Estrela de Guarulhos ao Rio de Janeiro. Hoje, com orgulho, relembra o momento emocionante vendo as fotografias. “Meu melhor troféu é esse álbum de fotos, por que eu tenho como provar. Tenho como mostrar que fui ao Maracanã”.

“Meu coração exala e fala esporte”, disse o 'Seu' Pires

Com 64 anos de vida, José Waldomiro Pires ainda respira o futebol. “Meu coração exala e fala esporte”, disse. Antes de ser treinador, jogou como lateral no Globinho, da Ponte Grande em 1962. No Atlético Mineiro da Tranquilidade em 1968 e 1969. No Juventude do Jardim Munhoz de 1973 a 1978, depois de 1983 a 1985. Como veterano, jogou no Independente da Ponte grande, mas teve de parar por causa de uma lesão grave no joelho. Ele já operou o joelho esquerdo quatro vezes e fez uma cirurgia no direito.

Como técnico, começou em 1986 pela equipe Vai que é Mole Futebol e Samba. Dirigiu o time União dos Servidores, de 1993 a 1999, sendo campeão da Segunda Divisão de Guarulhos em 1995. Venceu as duas edições da Copa Kaiser realizadas na cidade com o União dos Servidores, em 1996 e com o Vasco da Gama da Vila Galvão, em 2002, time que ajuda até hoje.

Em 2005 foi para a equipe do Estrela de Guarulhos, vice-campeão da Liga Guarulhense de Futebol em 2005. Campeão do 1º campeonato da União das Ligas em 2006. Em 2007 foi campeão amador do Estado de São Paulo e convidado pela FPF a jogar no Maracanã o Torneio Rio/São Paulo.

Cícero Miranda é a sua segunda casa

'Seu' Pires relembra velhos tempos como jogador de futebol (Foto: Silvio Cesar)
Há 30 anos, 'Seu' Pires cuida da cantina do Estádio Municipal Cícero Miranda, localizado no bairro da Vila Galvão. Ele declarou que o estádio é sua segunda casa, porque está sempre por lá.  

“Eu estava na Fioravante com o time Vai que é Mole e lá não tinha nada para a gente fazer depois dos jogos. Nem um barzinho para conversar com os amigos. Assim, pediram pra eu vim pra cá (Cícero Miranda) porque iria começar a 3ª divisão”, contou o ex-treinador.

Ele ainda disse que em 1988 uma chuva muito forte acabou com o campo, que ficou interditado por 10 anos. “Em 1998 voltou e aqui estou”, diz. Atualmente, administra a lanchonete do estádio junto com a sua esposa e ajuda a cuidar de tudo que é relacionado com o Cícero Miranda.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sai de Baixo vence E.C. Guarulhos e está na final da Taça Cidade de Guarulhos



Sub-9 realiza a segunda final de 2012 (Foto: Rômulo Magalhães)

A categoria sub-9 da Escolinha de Futsal Sai de Baixo goleou o Esporte Clube Guarulhos, por 5 a 1, e garantiu a classificação para a final da Taça Cidade de Guarulhos, competição promovida pela Liga Guarulhense de Futsal. A semifinal foi realizada neste domingo (25), às 17h20, no ginásio da Wimpro.

O Sai de Baixo acabou com a partida nos dez minutos iniciais de jogo, quando abriu 5 a 0. O destaque da partida foi o camisa 10, Rodrigo Santos, que marcou três gols. Os outros dois gols foram marcados por Ryan de Oliveira e Keven Vinícius. Aos 13 minutos, William Peres, do E.C. Guarulhos diminuiu o marcador. Mas não foi o suficiente para assustar os meninos do Sai de Baixo, que tiveram o trabalho apenas de segurar o resultado na etapa final.

O adversário da final será o AD ASA, que venceu o União Atlética Guarulhense por 4 a 2. O jogo aconteceu neste domingo (25), na quadra do João do Pulo, às 8h. A final está prevista para ser realizada no dia 9 de dezembro.

Sub-13 se classifica para a semifinal

Guilherme Augusto marcou o gol da virada do sub-13 (Foto: Rômulo Magalhães)

Após a partida da categoria sub-9, os garotos com até 13 anos de idade entraram em quadra pelas quartas de final da Taça Cidade de Guarulhos e, em um jogo disputado, venceram o time do União Atlética Guarulhense. 

Matheus Moura, do União Atlética, abriu o placar aos 9 minutos. Aos 14, Victor de Jesus empatou a partida. No segundo tempo, Guilherme Augusto, do Sai de Baixo, virou o jogo com um gol de cabeça e Caio Matheus ampliou aos 28 minutos. Faltando um minuto para o término, Matheus de Almeida diminuiu o marcador para os adversários, mas não conseguiram o empate. 

Ao final da partida, em um gesto antiético, o treinador do União Atlética Guarulhense que havia sido expulso no primeiro tempo por reclamação com o árbitro, não deixou seu jogadores cumprimentarem o adversário e saíram de quadra vaiados pela torcida.

Com a vitória, a categoria sub-13 enfrentará o A A 100% Família que venceu o E.C. Sapro por 4 a 2. O jogo foi realizado às 13h30 no ginásio da Wimpro.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ganso em campo, casa cheia

Por Luccas Capana


Mais uma vez as cadeiras do Morumbi ficarão lotadas para ver o craque Ganso (Foto: Luccas Capana)

Por mais que o São Paulo negue, o objetivo principal do time no jogo, no Morumbi, pela 36ª rodada do Brasileiro, não é simplesmente vencer o Náutico e encaminhar a classificação para a Copa Libertadores. A motivação maior é a estreia de Paulo Henrique Ganso.

Ganso provavelmente entrará em campo no segundo tempo e, já que desde setembro se recupera de lesão na coxa esquerda, e não teria ritmo de jogo para os 90 minutos.

A prova maior de que as atenções estarão voltadas para ele é a promessa de público recorde do Brasileirão para acompanhar a partida.

Ney Franco garantiu que vai colocar Ganso somente quando achar viável e disse ainda não ter escolhido quem será substituído para dar lugar ao craque.

"A história do jogo é que vai definir o lugar de quem é que ele vai entrar. Não existe planejamento para isso. Posso colocá-lo centralizado ou ao lado do Jadson, que sabe trabalhar pelas laterais do campo", explicou Franco.

O técnico trabalha com três possibilidades de posição para Ganso. Fora o lugar de Jadson, estuda tirar o atacante Osvaldo ou até mesmo Lucas, que já deu vaga ao ex-santista em jogo treino na quinta-feira.

Além disso, o comandante declarou ser impossível precisar por quanto tempo o estreante ficará em campo, pois o São Paulo o prepara para a próxima temporada. 

O fato é que o reforço que custou R$ 23,9 milhões ao São Paulo tem presença garantida mesmo que o time esteja perdendo. E com certeza o estádio estará ansioso para ver o craque em campo.

Fora a presença da torcida, a equipe tem como meta a classificação para a Libertadores, que está perto de ser concretizada.

Matematicamente, faltam quatro pontos para garantir a vaga, mas hoje mesmo tudo pode se resolver. Basta uma vitória no Morumbi e que o Botafogo não vença o Sport, no Recife.

O jogo de estreia de Ganso pode dar ao São Paulo o recorde de público no campeonato Brasileiro

Para tornar o retorno do meia Paulo Henrique Ganso aos gramados ainda mais especial, o Estádio do Morumbi deverá estar cheio hoje. De acordo com informações da diretoria, 58 mil ingressos já tinham sido vendidos até a sexta-feira e o confronto com o time pernambucano terá recorde de público desta edição do Campeonato Brasileiro.

Até então, o maior registro de torcedores na competição já pertencia ao São Paulo: foi no duelo com Fluminense, no dia 4, também no Morumbi, com 54.118 presentes.

No total, são 62.039 bilhetes disponíveis e as arquibancadas já estão esgotadas, com certeza esse numero tão grande de ingressos foi vendido por Ganso provavelmente estrear nesse jogo.

A expectativa da torcida para ver Ganso em ação com a camisa tricolor não poderia ser diferente.

O meia foi confirmado como reforço do time em 21 de setembro e sua apresentação, no dia 23, em partida contra o Cruzeiro, no Morumbi, já teve recorde de público com mais de 40 mil são-paulinos.

Obs.: Trabalho acadêmico realizado por estudante da FIAM/FAAM

Parceria com o Corinthians pesou na minha vinda pra cá, diz novo técnico do Flamengo de Guarulhos


João Vallim fez história no Velo Clube com três acessos em 1 ano (Foto: Silvio Cesar)

O Flamengo de Guarulhos apresentou nesta quarta-feira (21), oficialmente, João Vallim como novo treinador do time. O anúncio do novo técnico do Corvo já havia sido feito, com exclusividade pela Folha Metropolitana na última terça-feira (20). Na coletiva de imprensa realizada no Ninho do Corvo, Vallim disse que a parceria com o Corinthians pesou na sua vinda para a cidade guarulhense.

“É um time grande (o Corinthians), é o melhor time do Brasil hoje. Essa parceria com o Flamengo só tende a fortalecer os dois times e o projeto que existe dentro da competição (Campeonato Paulista A3) é importante, além do mais que o time do Corinthians tem o objetivo de apenas ajudar o Flamengo”, declarou João Vallim.

Apesar de o nome do Corinthians ter pesado para a vinda do novo treinador para Guarulhos, João Vallim pronunciou que o seu objetivo é representar a cidade de Guarulhos e dar alegria aos torcedores. “Para fazer um trabalho de chegada, torcida, comissão técnica, diretoria e jogadores têm que remar para o mesmo lado”, diz.

O novo comandante do Mengo assinou contrato por um ano. Se obtiver bons resultados, uma cláusula garante renovação imediata para a temporada de 2014. “Esperamos colocar o Flamengo no lugar dele. Tenho muita experiência e sei o caminho para isso”, ressaltou.

Além da presença do novo comandante Rubro-Negro, participaram da coletiva de imprensa o superintendente técnico de futebol da base do Corinthians, Marcelo Rospide e Juliano Vallim, filho de João Vallim e preparador físico.

Treinador já indicou oito jogadores para o elenco

"Esperamos colocar o Flamengo no lugar dele", disse João Vallim (Foro: Silvio Cesar)
O novo comandante do Flamengo de Guarulhos chegou ao clube indicando reforços para o elenco disputar o Campeonato Paulista da Série A3 de 2013. Segundo ele, foi indicado de seis a oito jogadores para a nova composição do time.

“A base do Corinthians já é muito boa. Os jogadores que virão são experientes e somando isso, o time tem tudo para dar certo”, comenta.

Apesar das indicações, João Vallim optou por não citar os nomes porque os jogadores ainda estão disputando campeonatos. “Assim que terminar a gente vai entrar em contato e procurar preencher essas vagas disponíveis”, concluiu.