Guarulhos

domingo, 30 de setembro de 2012

Terminou nesta sexta-feira a 42ª Olimpíada Colegial Guarulhense


Representantes do Nahim ahmad recebem a premiação da 42ª OCG (Foto: Silvio Cesar)


A 42ª edição da Olimpíada Colegial Guarulhense se encerrou nesta sexta-feira (28). Antes de a chama ser apagada, todas as escolas estaduais, municipais e particulares que venceram a competição receberam troféu de terceiro, segundo e primeiro lugar, respectivamente. A cerimônia teve a participação de toda a coordenação da olimpíada e do secretário de Esportes, Edivaldo Moreira Barros, o Vadinho.

“Não existe uma cidade que realize um evento estudantil esportivo dessa maneira”, disse o secretário de Esportes da cidade, Vadinho. É o último ano de Alberto Serra na coordenação geral da Olimpíada. Durante 32 anos ele participou da organização do evento. “É uma honra estar fechando com ‘chave de ouro’. Tenho muito amor por tudo isso”, comentou Serra.

Em 2012, 111 escolas e aproximadamente 15 mil alunos participaram da Olimpíada Colegial. Pela sétima vez seguida, o Colégio Nahim Ahmad venceu. Mesmo acostumado com as vitórias, os representantes do colégio vencedor compareceram ‘em peso’ para receber a premiação geral. Aline Ahmad, filha de Nahim Ahmad e uma das donas da escola falou sobre a importância de mais um título para a escola:

“Essa sétima conquista da Olimpíada Colegial Guarulhense representa um novo comço, uma nova marca, um novo nome. Quando o rótulo muda, a substância também muda e muda para melhor”, disse Aline Ahmad.

O handebol é uma das modalidades mais fortes do Colégio Nahim Ahmad (Foto: Silvio Cesar)
Questionada sobre a importância do esporte dentro da escola, Aline afirmou que o aluno quando está fazendo a prática de algum esporte ele aprende habilidades que leva para a vida, além de ganhar mais disciplina e superar todas as inseguranças. “O colégio não se preocupa só com o vestibular, mas também com a integridade do aluno”, concluiu Aline Ahmad. 

Eniac e Marconi ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. 

Finais marcaram o encerramento da Olimpíada

Gabriela Romero foi a jogadora destaque da partida ao marcar 16 pontos para o seu time (Foto: Silvio Cesar)
Foram realizados seis jogos antes da cerimônia de encerramento: dois de handebol e quatro de futsal. Ahmad levou a melhor no clássico contra o Eniac no handebol juvenil feminino. Encerrando as disputas da 42ª Olimpíada Colegial Guarulhense, no futsal juvenil masculino, Eniac foi campeão ao vencer a Escola Estadual Therezinha.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Guarulhense Miltinho é o novo técnico de futsal do Corinthians



Miltinho se formou em Educação Física nas Faculdades Integradas de Guarulhos, FIG, em 1985 (Foto: Divulgação)
Milton Luiz Ziller Júnior, esse é o nome do atual técnico de futsal do Corinthians. O que poucos sabem é que Miltinho, como é chamado, é bem conhecido na cidade de Guarulhos. O novo treinador do Timão nasceu na cidade guarulhense e já foi jogador e treinador do time de futsal que representa a cidade, o AD Wimpro. Miltinho assinou contrato anteontem com o Timão até o final da temporada de 2013, depois que o time da capital demitiu PC de Oliveira.

Em conversa com a reportagem da Folha Metropolitana, Miltinho disse que a cidade de Guarulhos representa muita coisa, tanto para sua vida pessoal quanto para a vida profissional. “Devo muito a Guarulhos, pois minha base educacional esportiva foi feita tudo ai”, comentou o treinador.

O primeiro time que Miltinho defendeu como jogador de futsal profissional foi a Wimpro. “Fiz parte da primeira formação desse time”, conta. Como treinador da Wimpro foi cinco vezes campeão dos Jogos Regionais, seis vezes dos Jogos Abertos, além de campeonatos estaduais e metropolitanos vencidos com o time guarulhense.

Miltinho como técnico da Wimpro em 1995 (Foto: Arquivo)
Após grande destaque em Guarulhos, sendo campeão anualmente, Miltinho foi convidado para ir à Minas Gerais treinar o Atlético Mineiro, no seu primeiro ano em Minas ganhou a Liga Nacional em 1997, depois foi bicampeão em 1999. Além desses títulos, venceu a Copa Intercontinental de 98 e a Taça Brasil de Clubes em 2002. Seu último time foi o Gazprom/Ugra, de Moscou, na Rússia, onde conquistou a Copa da Rússia (2011/12).

Questionado sobre como é representar a cidade nacional e internacionalmente através do futsal, Miltinho não hesitou em dizer que é uma grande satisfação levar o nome de Guarulhos há outros lugares do mundo. “Em Guarulhos aprendi muitos valores da vida, cresci nessa cidade, deixei familiares e amigos até hoje. Tenho muito a agradecer a tudo isso”, completou.

Miltinho ainda falou que não pensa em retornar a cidade profissionalmente. “No momento, meu projeto é o Corinthians”, disse. Mas afirmou que acompanha de um modo geral, os times que representam a cidade. “Um dia, se aparecer a oportunidade de eu voltar será legal, mas agora não dá”, concluiu.

Após 13 anos, Miltinho reencontra o ex-jogador Lenísio 

Lenísio ao lado de Mario Gobbi (Foto: Divulgação)
Contratato como novo supervisor técnico do time corintiano na manhã de ontem, o ex-jogador de futsal e camisa 10 da Seleção Brasileira, Lenísio, reencontra, profissionalmente, após 13 anos, seu ex-técnico Miltinho. 

Lenísio veio a Guarulhos defender o time da Wimpro quando ainda era juvenil, ao 17 anos, no time comandado por Miltinho. Depois, se reencontraram no Atlético Mineiro em 1997 e 1999, quando foram campeões da Liga Nacional. 

“Nossa relação é bem legal. Somos amigos dentro e fora das quadras. Acredito na capacidade profissional dele e tenho certeza que vai me ajudar muito nesse projeto”, disse Miltinho.

Escola Bombassei é campeã juvenil de futebol na OCG


Bombassei venceu a escola atual campeã na modalidade (Foto: Lucas Dantas)

A Escola Estadual Professor Mário Bombassei sagrou-se campeã juvenil de futebol masculino da 42ª Olimpíada Colegial Guarulhense ao vencer a Escola Juvenal Ramos Barbosa, atual campeã da modalidade, por 4 a 3. O jogo final foi realizado nesta quinta-feira (27) pela manhã no Estádio Cícero Miranda.

O primeiro tempo foi agitado com dois gols, um para cada time e dois jogadores expulsos para o time da Juvenal. Com a vantagem, o time da Bombassei voltou com tudo para a segunda etapa de jogo e marcou três gols, ampliando a partida para 4 a 1. Mesmo com dois jogadores a menos, o time da Juvenal não desanimou e ainda conseguiu diminuir o placar, marcando dois gols. No entanto, não foi o suficiente para o empate. O jogo terminou 4 a 3 para o Bombassei. 

O destaque da partida foi o camisa 10 e capitão do time campeão, Victor Matheus. O meia esquerda marcou dois gols que ajudou na conquista do título para o seu time. “É a maior felicidade que já vivi. Estar levantando a taça de campeão é um orgulho pra mim e pra minha escola”, declarou.

Jogo foi marcado por confusão e erros de arbitragem

As torcidas das duas escolas compareceram em peso na final do futebol. Nas arquibancadas, ouviam-se provocações em ambos os lados. Dentro do campo, o clima também era quente. Logo no primeiro tempo, dois jogadores da Juvenal e os dois treinadores do time foram expulsos, injustamente. 

A primeira expulsão saiu aos 18 minutos. O camisa 10 apenas fez gestos com as mãos, de baixo para cima, para que a torcida apoiasse o time. A expulsão causou revolta nos treinadores que reclamaram com o árbitro e foram expulsos no momento da reclamação. Nos acréscimos do primeiro tempo, o zagueiro e capitão do time da Juvenal fez falta no camisa 10 adversário e foi expulso diretamente. O jogador não tinha cartão amarelo. 

“Nunca briguei com nenhum árbitro na minha vida”, disse o professor da Escola Juvenal, Matheus Eduardo, após ser expulso. “Ele tirou um dos melhores jogadores da minha equipe injustamente”, lamentou.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Com um dia de antecedência, Nahim Ahmad é campeão geral da 42ª Olimpíada Colegial Guarulhense


Jessé Medeiros foi um dos destaques de toda a equipe do colégio ao faturar quatro medalhas de ouro na Ginástica Artística (Foto: Alberto Augusto)

Pela sétima vez consecutiva, o Colégio Nahim Ahmad é campeão da Olimpíada Colegial Guarulhense. No total são 11 títulos. As outras dez vezes, a instituição participou da Olimpíada como Colégio Progresso Centro. Neste ano, o time perdeu a primeira posição algumas vezes para o ColégioEniac, mas na reta final conseguiu a recuperação e faturou mais um título. 

Para o diretor da instituição, Antônio Bonvenuto, o Toninho, o título é um motivo de orgulho para ele e a escola. "É uma honra. Divido este título com todos os envolvidos", declarou. O diretor Toninho ainda afimrou que mesmo sendo uma grande potência do esporte entre as escolas de Guarulhos isso não é o foco do colégio. "O esporte é uma ferramenta que propicia a educação integra do aluno. Ele (o esporte) completa o ensino", conclui.

Apesar de ainda restarem modalidades a serem definidas hoje, não há possibilidade de alteração da posição das três escolas primeiras colocadas apenas da pontuação. O Colégio Nahim Ahmad que possui 642 pontos é seguido por Eniac com 593 pontos e Colégio Marconi com 546 pontos. As informações foram divulgadas ontem à tarde pela coordenação da OCG, após inclusão dos resultados do atletismo finalizado pela manhã. 

Finais e premiação marcam encerramento da 42º OCG 

Após duas semanas de esporte, integração, saúde e muita adrenalina, termina hoje a 42ª Olimpíada Colegial Guarulhense. O encerramento será no Thomeozão, a partir das 15 horas. Antes disso, das 8h às 14h, haverá sete decisões, três no handebol e quatro no futsal.

Antes de a chama olímpica ser apagada, as três escolas primeiras colocadas das categorias Municipal, Estadual (Diretoria de Ensino Norte e Sul) e Particulares receberão cada uma o seu merecido troféu.

Nahim Ahmad é campeão juvenil do basquete na OCG


Nahim Ahmad venceu o Adventista GP por 40 a 34 (Foto: Silvio Cesar)


O Colégio Nahim Ahmad venceu o Colégio Adventista GP por 40 a 34 e sagrou-se campeão do basquete juvenil na 42ª Olimpíada Colegial Guarulhense. O jogo foi realizado nesta quarta-feira (26) às 9h30, no ginásio João do Pulo.

Diego foi o destaque da partida (Foto: Silvio Cesar)
Para o treinador de basquete do colégio vitorioso, Diego Maranini, ser campeão em 2012 foi muito importante, pois para muitos jogadores é o último ano no time. “Eles desejaram muito esse título. Foram guerreiros e lutaram bastante para conseguir o título”, disse. 

O destaque do time foi o armador Diego dos Santos. Além de representar a escola na olimpíada, Diego defende as cores do Palmeiras no basquete juvenil. “É uma gratificação ser campeão pela escola”, disse o garoto e ainda concluiu lamentando o pouco número de jogos que a olimpíada colegial tem: “Mesmo com poucos jogos dá para cada jogador mostrar seu potencial”, afirmou.