Guarulhos

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Guarulhense é campeão do Grand Prix de Judô para Cegos e agora aguarda convocação para a Seleção Brasileira


Rosa exibe a medalha conquista no  Grand Prix (Foto: Lucas Dantas)


Após conquistar o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos – Etapa final, no último sábado, 23, em Natal, o judoca de Guarulhos, Denis Rosa, aguarda a convocação para a Seleção Brasileira. Rosa já defendeu o Brasil e durante todo o ano vem se preparando para voltar à equipe. Aos 9 anos de idade, ele teve uma doença degenerativa nos olhos e hoje tem apenas 5% da visão. 
 
“Estou com a sensação de dever cumprido. Mostrei que estou bem e agora é só esperar se chamado para defender o Brasil Novamente”, disse o atleta. De acordo com Rosa, os treinadores da seleção avaliam os atletas pelo índice técnico. Enquanto a isso, ele está sossegado. No primeiro semestre, também foi campeão do Grand Prix.

Para conquistar a Etapa Final, o guarulhense lutou contra cinco atletas e venceu todos os combates por ippon (o golpe perfeito do judô). No entanto, por um instante durante a competição, ele achou que não ficaria com a medalha de ouro. 

“Logo na primeira luta fui desclassificado, pois peguei na perna do adversário, mas deu tudo certo, venci as outras e o título acabou vindo para mim”, lembrou. Na nova regra do judô, o atleta não pode mais pegar na perna do adversário. 

Segundo Rosa, o oponente mais difícil foi um lutador da cidade de Natal (RN), com quem realizou duas lutas. Na primeira, ele foi desclassificado, mas depois pôde mostrar suas técnicas. “Em minha opinião, ele era o melhor do grupo, mas consegui derrotá-lo”, afirmou. 

Rosa é faixa marrom e compete pela categoria leve, até 73 kg. Ele é atleta da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig) e Associação 9 de Julho de Judô. Neste ano, ele não participará de mais nenhum campeonato. “Sigo com os meus treinamentos, pois no próximo ano tem Mundial e eu espero estar entre os atletas que defenderão o Brasil”, concluiu.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Flamengo estreia contra time do Tocantis na Copinha

Pelo segundo ano consecutivo, Corvo joga contra o Juventus (Foto: Guilherme Kastner)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na tarde desta terça-feira (26) o regulamento e a tabela da 45º Copa São Paulo de Futebol Junior. O Flamengo de Guarulhos estreia no dia 5 de janeiro, às 14h, contra o Imagine FC LTDA (TO). No dia 8 joga contra o Juventus (SP), às 14h e encerra a primeira fase no dia 11, às 16h, contra o Vitória (BA). Todos os jogos serão realizados no Estádio Antônio Soares de Oliveira, no Jardim Tranquilidade.
 
De acordo com o presidente do Corvo, Joaquim Mangueira, a equipe já está inscrita há alguns meses e os jogadores já estão treinando, sob o comando do técnico Caco Espinoza, o mesmo que treinou o time deste ano. “Nunca vi os outros times jogar, por isso não conheço, mas nossa equipe tem muita pegada e temos chances de classificação”, disse Mangueira. O Flamengo nunca passou da primeira fase da Copinha nas nove edições disputadas.
 
O Corvo, no próximo ano, participa da maior competição de base da América Latina sem ajuda financeira da Prefeitura de Guarulhos, que apoia o time desde 2005. Quando a cidade recebeu o convite para sediar a competição, o governo se recusou a ajudar o clube, alegando falta de visibilidade para a cidade.
 
Depois de muita conversa, mas sem a manifestação do Prefeito Sebastião Almeida (PT) e da Secretaria de Esportes, o presidente do time decidiu não depender do município. Ele se reuniu com o Corinthians, parceiro do time guarulhense, e ficou decidido que o Timão vai ajudar com parte das despesas para sediar a Copa. A outra parte sairá do bolso de Mangueira. Segundo o presidente, tudo custará cerca de R$ 120 mil.
 
Equipe japonesa participa da Copinha
 
A 45ª edição contará com 104 equipes, que serão divididas em 26 sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo. O campeonato começará no dia 03 de janeiro e se encerrará no dia 25 de janeiro, como já é feito tradicionalmente para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo.
 
A principal novidade desta edição será a participação especial da equipe japonesa do Kashiwa Reysol Sub-19. O time do Japão jogará contra o São Paulo, Grêmio Barueri e Auto Esporte Clube (PB). O torneio contará com o patrocínio da multinacional Hitachi e será chamado de Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Flamengo de Guarulhos apresenta mais dois reforços para a Série A3


Reginaldo estava no Taubaté (Foto: Site Taubaté)
Dois jogadores foram anunciados na manhã desta segunda-feira (25) pelo Flamengo de Guarulhos para compor o elenco que disputará a Série A3 do Campeonato Paulista em 2014. O atacante Reginaldo, 30 e o zagueiro Fandinho, 25, entregaram a documentação, realizaram exames médicos e começam a treinar hoje.
Os dois atletas vieram do Taubaté e são velhos conhecidos do técnico João Vallim. Junto ao treinador, eles subiram da Quarta Divisão a Série A2, com o Velo Clube, em 2011. “Eu que indiquei. Eles são jogadores de minha confiança”, afirmou. 

Segundo Vallim, Reginaldo é um “artilheiro nato” e o Fandinho é um zagueiro alto, forte e bom na bola aérea. O atacante foi artilheiro da Série A3 em 2010. Dois anos antes, ele foi campeão da Copa do Brasil com o Sport, contra o Corinthians. 

Hoje, os atletas anunciados já treinam junto aos outros quatro jogadores que também vão disputar o Paulista. Um deles é o lateral-esquerdo Edson Paraná, que neste ano, vestiu a camisa 6 do Flamengo na Série A3. “Ele iria para o Toledo, do Paraná, mas conseguimos convencê-lo e ele preferiu voltar”, disse.

Rafinha volta ao time e André Mococa vestirá a 10

Andre Mococa vem para organizar o meio campo do Corvo (Foto: Assessoria CFC)
Outro jogador que está à disposição do técnico é o volante Rafinha. Ele jogou as primeiras partidas do campeonato neste ano, mas desfalcou o time no restante da competição, por causa de uma grave lesão no joelho. O volante já está recuperado e pronto para jogar.

Rafinha (Foto: Rômulo Magalhães)
Além da volta de Rafinha e de Edson Paraná, o volante Denis dos Santos, outro conhecido da torcida Rubro-Negra, volta ao time. Ele estava no Nacional , de Manaus. Em 2008, foi campeão da Série a A3 com o Flamengo. 

Outro jogador que vem para vestir a camisa 10 é o meio-campo André Mococa. O atleta defendeu as cores do Comercial de Ribeirão Preto na Série A2 deste ano e já jogou no Catanduvense, Monte Azul, Linense e Ponte Preta. 

Para completar o elenco, João Vallim vai contar com aproximadamente 20 jogadores das categorias de base do Corinthians, parceiro do Corvo.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Atleta de Guarulhos participa do Grand Prix de Judô para Cegos


Atleta exibe medalha do Pan (Foto: Lucas Dantas)
O judoca guarulhense Denis Rosa, de 34 anos, participa Grand Prix Infraero de Judô para Cegos – Etapa Final, que acontece neste sábado (23) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal. Rosa, que é faixa marrom e compete pela categoria leve, até 73 kg, embarca para o local da competição hoje, às 10h15. 

Ele tem 11 anos de experiência na arte marcial e disse que está preparado para conquistar mais uma medalha de ouro. No primeiro Grand Prix Infraero ele foi o campeão. “Estou bem treinado, tanto na parte física, quanto na parte técnica”, disse. “Eu não vou para passear. Estou me dedicando para ser o melhor”, completou Rosa.

Aos 9 anos de idade, o judoca de Guarulhos teve uma doença degenerativa nos olhos e hoje tem apenas 5% da visão. Começou a praticar judô, aos 23 anos, por causa da deficiência visual. Por meio da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig), ele conheceu a Associação 9 de Julho de Judô. “Com três meses de treino fui para uma competição, fiquei em terceiro lugar e de lá para cá nunca mais parei”, contou.

Nesses 11 anos como lutador, Rosa já conquistou medalhas em campeonato importantes, como Brasileiro e Mundial. No entanto, a medalha que o atleta guarda com mais carinho é a dos Jogos Parapan-Americanos do Rio, em 2007. “Ganhei bronze, mas com certeza foi a minha principal conquista”, lembrou.

Judoca sonha com Jogos Paralímpicos de 2016

Denis Rosa coleciona medalhas em sua casa (Foto: Lucas Dantas)
O principal objetivo da vida do atleta guarulhense é participar dos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016. Para isso, ele precisa voltar a Seleção Brasileira de judô. “O primeiro passo para voltar a defender o Brasil é ser campeão do Grand Prix”, afirmou. “Depois é só continuar com um bom índice técnico e esperar a convocação”, concluiu.

Rosa não recebe nenhum patrocínio. Para conseguir participar das competições, ele conta com apoio de amigos, da Associação 9 de Julho onde realiza os treinos técnicos, da Team Conde JJ, lugar que treina jiu jitsu para aprimorar a parte de chão e da academia Renoldi Sports, onde faz os treinos físicos. Seus técnicos são Juraci Mauricio de Lima e Alessandro Dias, que o acompanhará no Grand Prix.

Piscina do João do Pulo está sem gás há mais de 20 dias


Atletas utilizam piscina para treinos (Foto: Guilherme Kastner)
A piscina do Centro Social Esportivo João do Pulo, no Bela Vista, está sem gás há mais de 20 dias, segundo usuários do local. O gás serve para o aquecimento da água. Deste modo, o complexo está fechado para a prática de atividades físicas, prejudicando centenas de crianças, jovens e adultos. A piscina do João do Pulo é o único local que os atletas de Guarulhos têm para treinar. Além disso, oferece aulas gratuitas de natação e hidroginástica para a comunidade. 
 
O secretário adjunto de esportes, Eduardo Rodrigues, o Dudu, confirmou a falta de gás no local, mas disse que o problema será resolvido ainda neste ano. “Não podemos ficar com aquela piscina parada”, contou. O motivo da falta de gás, segundo Dudu, é que neste ano, houve um gasto maior de gás com relação aos outros anos. “Foi destinado um valor para que o gás fosse contemplado durante o ano todo, mas todo esse valor já foi utilizado, então tivemos que remanejar outro valor para terminar o ano e o João do Pulo não ficar sem gás”, informou.

O filho de Edmilson França Batista utiliza a piscina para as aulas de natação e é um dos prejudicados com a falta de gás. “É um descaso com as pessoas que treinam lá diariamente”, disse Batista. Outra prejudicada é Olivia de Souza Ribeiro. Ela tem 57 anos e pratica hidroginástica. “Faz três semanas que eu não vou para a ‘hidro’. Estou sentindo muita falta. Isso não é bom para a minha saúde”, lamentou.

Procurada, a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, não respondeu quantas pessoas estão sendo prejudicadas com a falta de gás e se há uma data prevista para que a piscina do João do Pulo volte a funcionar.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Valor das obras do Thomeozão será de R$ 1,2 milhão


O secretário adjunto Eduardo Rodrigues, Dudu, representou a pasta (Foto: Silvio Cesar)
As obras nas dependências do Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo (Thomeozão), no Bom Clima, custarão o valor de R$ 1,2 milhão. A reforma está sendo feita para a transferência da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer para o local. A informação foi dada pelo secretário adjunto da pasta, Eduardo Rodrigues, na tarde desta segunda-feira (11), durante audiência pública do Orçamento 2014. 
 
“No dia 29 [de novembro] conheceremos a empresa que irá fazer a obra para que a gente inicie”, informou Rodrigues sobre a licitação que será aberta no próximo dia 29. Em Maio, a secretaria deixou o antigo prédio, localizado na Rua Doutor Gastão Vidigal, por problemas estruturais na edificação. 

Desde então, compartilha prédio da Secretaria de Educação, no primeiro andar do segundo anexo, onde será construído o refeitório da pasta. Rodrigues informou que a obra ficará pronta em cinco meses, após a abertura da licitação. “Vamos liberar o espaço da Educação [secretaria] e não precisar mais pagar aluguel de nenhum prédio”, afirmou.

A pasta irá contar com orçamento de R$ 25,4 milhão em 2014, quase R$ 4 milhões a menos destinados ao esporte em 2013.